Voltei

Já faz mais de um ano desde a última vez que escrevi aqui, tempo suficiente para sentir saudades, acho.
Nesse ano, entre muitos acontecimentos, o mais importante foi o fim da faculdade e o começo de novos desafios.

Como toda mudança na vida, acho que nunca estamos completamente preparados para giros radicais de 180º e devemos aceitar que nem sempre o que planejamos é o que pode dar certo e, na maioria das vezes, é até melhor assim. O que me leva à pior das reflexões: dá pra viver da gastronomia?

Sim. Mas é difícil. Mas como diz um grande sábio que conheço: se fosse fácil, qualquer um estaria fazendo. É difícil e você faz porque pode, porque é a mais capaz.

A partir desse pensamento que tem feito eco durante bastante tempo na minha mente, cheguei à seguinte conclusão sobre o que para mim, é a gastronomia. Resume-se en três palavras:

Disciplina.
Responsabilidade.
Confiança.

A disciplina é uma das virtudes mais exigentes. A disciplina é o que te leva ao respeito pelos alimentos, à dedicação pela arte de cozinhar e atender. A responsabilidade e a confiança juntas sao a parte mais importante do negócio: um cliente está colocando sua alimentação em minhas mãos. Seja esse cliente minha mãe, minha avó, meu cachorro ou um completo desconhecido – eu sou responsável pelo bem valioso que é a alimentação, 1) por que é bem sabido que a saúde começa pela boca e 2) porque alimentar-se é, SIM, um privilégio.

Mais que uma boa foto, um prato bonito, um restaurante chic, eu pessoalmente sei que toda cozinha que se preze tem essas três características. Pode ser a cozinha da sua avó, seu restaurante favorito, uma franquia de fast-food e pode ser até seu lugar favorito de pastel de feira.

Com essa humilde reflexão os deixo, com o convite de que voltem em breve; quem sabe agora sim voltei de vez.

Com amor,

Ana

Facebook Comments

Ana Poli

From Brazil to the world, living life one bite at a time ;)

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *