10 utensílios para começar a sua cozinha do zero

Quando a gente se mudou aqui para o nosso micro apê, nós não tínhamos nada! Sem contar alguns panos de prato que a minha avó mandou (bordados lindos, que eu estava guardando para estreiar na vida a dois) e algumas colheres de chá da época que o Kris estava na faculdade (item super aleatório), nossa cozinha estava vazia.

Uma amiga me presenteou com um jogo de pratos e xícaras que ela não queria mais e também ganhamos um dinheirinho de presente para ajudar nos eletrodomésticos. Mesmo assim, eu já tinha uma lista mental de coisas que a gente precisava ter, o básico do básico que não ia dar pra viver sem.

Depois de tanto tempo trabalhando em cozinha eu aprendi que menos é mais, e dá pra fazer de tudo com pouca coisa. Mas essa é a minha experiência, então acho legal fazer uma listinha pra ajudar quem está se mudando e não faz ideia do que comprar, por que no final das contas a gente sempre acaba comprando besteira (você definitivamente não precisa de um separador de gemas!) e gastando nosso suado dinheiro em coisas inúteis.

Então além do óbvio (pratos, copos, xícaras e talheres), separei alguns utensílios que você deve ter e dá para fazer de tudo na cozinha com eles! E acredite que, depois de 7 meses morando nesse apartamento, eu não comprei muita coisa a mais do que está nessa lista.

1. Tábua

Sempre tenha duas: uma para carne e outra para vegetais, frutas, etc. Aqui em casa eu tenho uma de plástico para a carne (mais higiênica e fácil de limpar) e uma de madeira para o resto (porque madeira é linda, né). Você também pode comprar o jogo completo de tábuas separadas por cores (verde para vegetais, vermelha para carne, amarela para frango, etc), mas dificilmente você vai ficar doente ou contaminar alimentos cozinhando em casa, então duas são suficientes!

2. Faca e pedra para afiar

Eu tenho UMA faca em casa. Isso mesmo, só uma! Dá pra fazer tudo com uma faca só, a não ser que você queira desossar um frango, cortar um porco inteiro, sei lá… ter uma faca boa e uma pedra para afiar é mais do que suficiente no começo!

3. Colher de pau e outros utensílios

Uma colher de pau é bem mais forte que uma de plástico e também vai durar muito mais tempo. Eu tenho só duas e faço de tudo com elas: refogado, brigadeiro, massa de coxinha, etc… Os outros utensílios que eu considero super importante ter são: uma concha para sopa, uma espátula de silicone e um batedor manual. Com eles, dá pra fazer de tudo na cozinha!

4. Frigideira

Em uma frigideira de 25cm de diâmetro dá pra fazer tudo: fritar bife, ovo, refogar, massa de coxinha (de novo haha)… eu tenho só uma, que é de cerâmica. Infelizmente a minha foi uma compra infeliz e ela gruda muito, então recomendo que você escolha algum outro material anti aderente.

5. Panelas

Uma pequena, uma média e uma grande. Na verdade eu só tenho uma pequena e uma média, que para o começo foram ótimas e só agora estou sentindo falta de ter uma grande. Dificilmente você terá 3 panelas no fogão ao mesmo tempo, então é mais do que suficiente!

6. Tigelas e formas

Tigelas são fundamentais para misturar ingredientes, armazenar ingredientes picados, fazer massa de bolo, entre outros. E as formas para quando você quiser fazer um bolo, por exemplo. Ter algumas tigelas de tamanhos diferentes e umas duas formas já é suficiente para começar na cozinha.

7. Potes com tampa

Roube todos os tupperware que você puder da sua mãe. Parece que pote nunca é suficiente em casa! Eu também reutilizo todos os potes de vidro que aparecem aqui (de geléia por exemplo) porque são muito úteis para guardar líquidos!

8. Coador de café ou prensa francesa

Todo mundo precisa passar aquele cafézinho de manhã, e a melhor maneira é ter um coador… ou uma prensa francesa. Eu amo a prensa porque também dá para fazer chás de folha solta, e além disso não precisa de nenhum tipo de coador de papel, o que ajuda a economizar essa grana e gera menos lixo!

9. Colheres e xícaras medidoras

Para seguir uma receita é fundamental ter algo para medir, já seja uma balança ou colheres e xícaras. Ter um joguinho de cada é fundamental!

10. Abridor de latas e descascador de alimentos

Nem sempre você irá encontrar latas com abre fácil no supermercado, e descascar alimentos com a faca gera muito desperdício! Um bom descascador é essencial. Eu amo esse da foto e não troco por nada desse mundo! É super fácil de usar e muito baratinho.

 


É claro que com o tempo você vai descobrir que outros itens você precisa para a sua cozinha, mas para começar a viver sozinho (ou com alguém mais!) esses são mais do que suficientes! Ter uma lista antes de se mudar ajuda muito na hora de economizar quando for comprar tudo o que precisa para começar do zero.

Me conta nos comentários que utensílio não pode faltar na sua cozinha!

 

Salvar

Salvar

Facebook Comments

Ana Poli

From Brazil to the world, living life one bite at a time ;)

2 Comments

    • HAHAHAHA pra quando essa mudança hein? Já pode começar a comprar e deixar guardado em casa haha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *