Torta de mirtilos

Pouca gente que me conhece sabe que a Finlândia é um país que admiro muito, desde pequena. Sempre gostei de pesquisar sobre a cultura, lugares, comidas… mas nunca tinha preparado nenhuma receita finlandesa. Hoje eu estava com vontade de fazer alguma coisa diferente e acabei encontrando uma revista com algumas receitas finlandesas e decidi fazer essa torta.

Mas na verdade não deu certo: a receita original pede farinha de centeio, ingrediente muito usado na culinária finlandesa, mas não encontrei em nenhum lugar perto de casa! 🙁 Enfim, como a lombriga era infinita, decidi fazer com farinha de trigo integral, mesmo. Não podia ficar ruim, né?!

Eu comprei os mirtilos congelados para essa receita e um pote de sorvete de baunilha light, o que fez tudo ficar um pouquinho mais saudável, já que quase não leva açúcar adicionada.

torta de mirtilos ou tentativa de “mustikkakukko” #1

Ingredientes
  • 180 g de manteiga
  • 75 g de açúcar
  • 250 g de farinha de trigo integral ou farinha de centeio
  • 1 colher de chá de fermento biológico em pó
  • 500 mL de mirtilos congelados (inteiros)
Preparo

Começar a bater a manteiga na batedeira até ficar com uma consistência de pomada, espessa e um pouco mais clara (em velocidade alta). Adicionar o açúcar e continuar batendo. Se for necessário raspar as laterais da tigela para continuar misturando bem a manteiga com o açúcar.

collage

Em velocidade baixa começar a adicionar a farinha com o fermento. A consistência final é como uma “terra”, também conhecido como crumble.

Em uma forma untada (eu usei uma forma de pão, mas você pode usar uma de torta também), colocar 2/3 da massa e apertar contra o fundo da forma para que ela fique “grudada” e nao tenha nenhum espaço sem massa. Fazer uma pequena “parede” nos lados da forma também. Em seguida colocar os mirtilos e terminar cobrindo com o restante da massa. Essa colher com farinha que aparece na foto é fécula de batata, coloquei um pouco nos mirtilos para secar mas mesmo assim eles soltam bastante água enquanto estão assando! Mas não tenha medo, ela vai secar haha 😀

collage2

Assar em forno a 200ºC por 50 minutos. Deixar esfriar e virar em um prato, depois virar em outro (para que a parte bonita fique à vista).

collage3

Prontinho! Essa torta se acompanha com sorvete de baunilha, molho de baunilha ou nata montada. Eu preferi sorvete, mas você pode tentar outras opções!

IMG_4781

E esse foi o resultado final da minha versao adaptada dessa deliciosa sobremesa finlandesa. Prometo tentar outra vez com farinha de centeio, e contar pra vocês como ficou! Lembre-se que, se fizer minha receita, me mande uma foto!

Um beijo,

Ana

 

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura - forçada, diga-se de passagem - de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *