3 “super foods” para conhecer AGORA!

Ultimamente se tem falado muito sobre “super foods”, ou super alimentos: alimentos carregados de nutrientes e que são recomendados para uma dieta saudável e balanceada. Apesar de o termo ser bastante comercial e não conformar nenhum grupo de alimentos específico, eu queria trazer para vocês alguns alimentos que eu conheço e mudaram minha dieta de alguma forma, e que gosto muito!

Spirulina

A spirulina é uma cianobactéria – uma microalga que cresce em água salgada ou doce, e na verdade não é nenhuma novidade, já que se sabe que até os astecas já a consumiam, dado que essa alga crescia no Lago de Texcoco. Na dieta vegana, a spirulina é uma das principais fontes de proteína: ao redor de 65% em peso seco é conformado por proteínas – contendo todos os aminoácidos essenciais e uma biodisponibilidade (quanto seu corpo absorve dessas proteínas) muito alta, de até 85%.

Além disso, possui alta concentração de vitaminas B1, B2 e B3, cobre, ferro magnésio, potássio e manganésio. É muito baixa em calorias e gorduras, contendo também omega 6 e 3. É por isso que a spirulina é considerada um dos alimentos mais completos do planeta!

Há tantos benefícios comprovados e relatos sobre a spirulina mundo à fora, que dá muita vontade de colocar spirulina em tudo! Existem as versões em pó e em cápsula, e a dose recomendada é de 1 a 3 gramos por dia.

Eu já conhecia a spirulina desde que comecei a escrever minha tese sobre a alimentação vegana, mas eu nunca tinha experimentado. No meu primeiro emprego aqui na Estônia, num restaurante bem natureba, nós tínhamos um smoothie bowl delicioso de espinafre, banana e spirulina! Eu adorava quando tinha que preparar e fazia um para mim também! 😝

Maca peruana

A maca é um planta crucífera (mesma família do repolho, couve, etc) originária da região central do Peru, onde é cultivada a mais de 3 mil anos. A parte utilizada para fins de super food ou medicinais é a raiz, que é seca e depois pulverizada, virando um pó que você pode adicionar a algum alimento ou bebida para consumir.

Além de ser rica em minerais, a maca peruana é conhecida por aumentar a libido. Mas na realidade, o que ela faz é ajudar a regular os hormônios no nosso corpo, mantendo um balance saudável. Além disso, a maca é conhecida por melhor a pele em pessoas que sofrem de acne e manchas no rosto causadas pelo sol ou espinhas. Foi assim que eu conheci a maca, procurando uma alternativa para meus problemas de acne e como encontrei relatos positivos, resolvi tentar. Atualmente estou tomando faz uma semana, e já posso ver alguns resultados na minha pele!

A ingesta recomendada é de 5g por dia (uma colher de chá) e geralmente eu misturo em suco de laranja ou faço um smoothie com frutas congeladas e leite de amêndoas.

Açafrão de terra ou cúrcuma

A cúrcuma é um planta herbácea da família do gengibre e sua versão em pó é bastante conhecida e usada como tempero no mundo todo, mas também é um alimento medicinal, conhecido pela sua ação anti inflamatória e anti oxidante. Alguns estudos ainda dizem que pode ser auxiliar na prevenção do Alzheimer, benéfica ao coração e ajuda a combater os sintomas da depressão.

Eu conheci a cúrcuma em cápsulas em uma feira de produtos ayurvédicos, e quando eu comprei me explicaram que era ótima para problemas estomacais e inchaço intestinal. Eu, que sou (ou pelo menos era, na época) cheia desses problemas, comprei e não me arrependi. Cada vez que sentia um certo desconforto ou dor de estômago, tomava um ou dois comprimidos de cúrcuma e o ma estar passava em poucos minutos.


Apesar da minha experiência com esses três alimentos ter sido muito boa, lembre-se que tudo tem que ser consumido em moderação, e em qualquer sinal de desconforto ou “alguma coisa está esquisita”, suspender o uso! Nenhum desses alimento são remédios para nenhum mal, mas auxiliares na manutenção de uma dieta saudável e equilibrada.

Se vocês quiserem ver receitas onde podem usar a spirulina, a maca peruana e a cúrcuma, me avisem que eu posso passar minhas melhores dicas para as três!

Beijos,

 

Ana

 

 

Salvar

Facebook Comments

Ana Poli

From Brazil to the world, living life one bite at a time ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *