Shakshuka com feijão

A Shakshuka é um prato típico do Israel e quem também é bastante popular em outros países do Oriente Médio, sofrendo algumas alterações mas com a base sempre igual: pimentão, molho de tomate e ovos.

Eu conheci a Shakshuka no primeiro restaurante que trabalhei aqui na Estônia, mas confesso que nunca foi meu preferido no menú do café da manhã (sempre achei muito “pesado“).

Mas enfim, o tempo passou e no último fim de semana acordei com uma vontade louca de comer shakshuka (aloka), fui lá e fiz.

Eu não lembro se a gente colocava feijão na versão que fazíamos no restaurante (lembro que com certeza tinha grão de bico) ou se é invenção da minha cabeça – mas eu acredito que feijão pode fazer esse prato ainda mais delicioso além de agregar fibra e alguns minerais a mais.

Esse prato é bem especiado, com muita páprica, comino e pimenta. Chega a ser um pouco picante e por isso em muitos lugares é chamado de “ovos no inferno”. Mas como qualquer receita, é claro que você pode ajustar os temperos de acordo com o seu gosto!

Shakshuka

Ingredientes

1 cebola pequena cortada em cubos
1 dente de alho amassado
1 pimentão vermelho grande cortado em cubos (2x2cm)
500 mL de molho de tomate (veja receita aqui) ou tomate pelado em pedaços
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de sopa de feijão já cozido (opcional)
5 ovos
Páprica, comino, pimenta do reino e sal a gosto
Salsinha picada para decorar

Preparo

Em uma frigideira grande, comece fritando o alho e a cebola em um fio de azeite. Acrescente o pimentão em cubos e frite até ele mudar de cor.

Adicione o molho de tomate e a colher de açúcar para retirar a acidez do tomate. Deixe cozinhando em fogo médio com a frigideira tampada, não deixe o molho secar.

Cozinhe até que o pimentão esteja suave e sazone com a páprica, pimenta, comino e sal. Mude o fogo para medio-baixo e acrescente o feijão (coloque um pouco do caldo do feijão se considerar que o molho de tomate está muito seco, mas a ideia é que ele fique mais sequinho mesmo). Faça pequenos “buracos” no molho para colocar os ovos.

Quebre os ovos nesses buracos (eu coloquei cinco, mas você pode colocar mais se quiser), tempere com sal e tampe a frigideira.

Os ovos serão escalfados no molho, a gema deve de estar mole. Desligue o fogo e decore com a salsinha picada!

Sirva com pão ou arroz branco. (Eu servi o meu com espinafre por que né, #dieta).


Em vez de feijão, você também pode usar grão de bico, berinjela, azeitona, queijo feta… eu acho que a Shakshuka é um ótimo prato para um brunch ou até mesmo jantar!

Apesar de parecer pesado (essa era a impressão que eu tinha, pelo menos) não é! É muito gostoso e diferente para fugir do que estamos acostumados a comer no dia a dia.

Se você preparar uma Shakshuka deliciosa, use a #elculinario para eu ver! 😚

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura - forçada, diga-se de passagem - de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

4 Comments

  1. Ovos no inferno, eu ri aqui! hahaha
    Eu to louca pra ir pra Israel e mergulhar na culinaria deles, já ouvi dizer que é otima pra vegetarianos.. Fiquei pensando aqui, será que tofu no lugar dos ovos ficaria bom também? haha

    • Hahaha 😀 simm, eu também gostaria muito de ir pra lá principalmente pela gastronomia. Eu acho que fica bom sim! Corta em cubinhos e coloca por cima antes de servir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *