Quanto custa viajar em Portugal

É claro que o custo de cada viagem depende de como nós escolhemos viajar, já seja de maneira econômica ou não, que tipo de hóteis decidimos ficar, etc… para nossa viagem, por exemplo, decidimos alugar um carro e colocar um limite de preço nos diferentes lugares que nos hospedamos (menos um, logo explico o porquê) e no final das contas, mesmo tendo saído um pouco carinha, fizemos muitas coisas com esse dinheiro, e não nos privamos de nada!

Aluguel de carro

Alugar um carro em Portugal é bem caro, e mais ainda quando se faz em cima da hora. 🙄 Nós fizemos a reserva pela Enterprise uma semana antes da viagem e escolhemos pegar o carro no segundo dia, já que passamos os dois primeiros dias em Porto. Nós alugamos um Fiat 500 por seis dias pelo valor de 57€ (R$215) por dia, incluindo o seguro de 0% dedutível. O seguro é bem caro, mas vai que acontece alguma coisa, melhor ter do que ter que pagar muito mais depois em caso de algum acidente – mesmo por que as pessoas dirigem que nem loucas um pouco diferente em Portugal 😅.

Nós também alugamos o Via Verde, que é igual ao Sem Parar do Brasil e custou 7,38€ (RS$27) por todos os dias. Na agência nos explicaram que era a melhor opção, já que algumas estradas não tem pedágios com cobradores, apenas o leitor, e se você não o tiver será multado. Além disso não tem como saber se você está entrando numa rodovia com leitor ou com pedágio, então para evitar qualquer problema, resolvemos alugar. Todos os valores cobrados pelo leitor depois eram descontados no cartão de crédito, mas até agora só recebemos a cobrança de 14€ (R$52), não sabemos se vão chegar mais.

O carro que alugamos era diesel (gasóleo) e é a opção mais barata. Fizemos uns 1.500km com o carro e gastamos um total de 100€ (R$377). Tivemos que encher o tanque 3 vezes.

Comida

Em todos os lugares que comemos a comida sempre foi muito boa, e as porções eram grandes. Mas meu lugar favorito mesmo foram as padarias, vocês já devem imaginar o porque! Pastéis de nata, sonhos (ou bola de Berlim), queijadinhas e todos os tipos de salgados (coxinha, risoles, empada…) fizeram a minha alegria! Um cafézinho (café expresso) custava cerca de 0,60€ e com leite ao redor de 1,70€ (era grande). Os docinhos, dependendo do tamanho, variavam entre 70 centavos e 1,20€, assim como os salgados (risoles, bolinho de bacalhau, etc).

Para o almoço gastamos entre 7 a 10€ por dia, isso incluindo um prato e uma ou duas cervejas. Em alguns lugares haviam pratos para dividir (como o Bacalhau) e era muita comida mesmo por 21€. Um copo de cerveja de 200mL (eles chamam esse tamanho de Imperial no sul e de Fino, no norte) custa cerca de 1,20€ e meio litro (chamado de Príncipe), 3€. Uma coisa que é um pouco estranha em Portugal, é que os pãezinhos, manteigas e azeitonas que geralmente vem antes do seu prato, são cobrados. Eles trazem à mesa sem perguntar e se você consumir, será cobrado, mas também pode pedir para retirar sem problema algum. Esses petiscos custam ao redor de 1€ cada.

Nos restaurantes as entradas sempre custavam ao redor de 3,5 a 4€, como peixinho frito e sopas. Achei o preço bem amigável comparando com outros lugares da Europa (até mesmo da Estônia), já que as vezes uma sopa ou salada é suficiente na hora do almoço.

Nos dias que ficamos no hostel ou em apartamentos com cozinha também compramos comida no supermercado. Para um café da manhã para nós dois chegamos a gastar 6,58€, sendo: 2 croissants (0,78€), ameixas (umas 6 und. por 0,89€), pêssegos (uns 4, por 0,39€), meia dúzia de ovos (0,65€), 3 latas de atum (1,59€), bacon (umas 300g, por 1,49€) e um litro de suco de laranja (0,69€).

Hospedagem

Assim como o aluguel de carro, acabamos reservando nossa hospedagem um pouco em cima da hora então já não haviam muitas opções a escolher, o que foi bem chato na verdade, apesar de que os Airbnbs que pegamos, foram muito bons.

No primeiro e segundo dia ficamos em Porto no apartamento da Maura. Ela é brasileira e foi muito linda com nós, nos recebeu com vinho do Porto e conversamos bastante! Duas noites aí ficaram 74€, o apartamento é bem grande e tem uma vista muito bonita.

Em Peniche ficamos em no hostel Sunway (39€ a diária), e foi muito bom! Também chegamos a esquentar uma janta que compramos no supermercado aí e no dia seguinte o café da manhã era maravilhoso, com direito a bolo e panquecas caseiras.

Mas aí chegamos em Lagos, e a verdade é que essa hospedagem não foi boa nem ruim, mas sim -diferentona- haha. A Casa Holandesa é literalmente a casa de um senhor holandês (uma casa enorme) com muitos apartamentos. A casa é linda, o apartamento limpo, amplo e bem localizado, mas muitas coisas deixavam a desejar. Roupas de cama e toalhas bem velhas (limpas, porém super ásperas), móveis e utensílios de cozinha beeem velhos. Assim, por 60€ por noite não posso recomendar! Por isso reservar com antecedência é importante, não havia NENHUM outro hotel/hostal/airbnb disponível em 4 cidades diferentes do sul de Portugal. 😭

O próximo lugar que ficamos foi um hostel perto de Lisboa. Escolhemos esse lugar por que era dos mais baratos e tinha estacionamento, já que estacionar no centro de Lisboa seria impossível e muito caro. A diária foi de 38€ com café da manhã.

Para nossa última noite, que foi em Porto, escolhemos um Airbnb bem pertinho do aeroporto e foi excelente! Nós alugamos um quarto em uma casa particular por apenas 32€. Foi sem dúvida o melhor lugar que ficamos, e além de tudo a anfitriã foi muito querida com a gente e até nos deixou um café da manhã para levar, já que nosso vôo era super cedo.

No final das contas acabamos gastando cerca de 80€ (R$300) por dia na nossa viagem para Portugal. Contando o aluguel do carro, gasolina, pedágio, todas as refeições e hospedagem, além de algumas lembrancinhas!

Esse preço com certeza poderia ser menor se tívessemos reservado o carro e os hotéis com antecedência, claro! Mas valeu muito a pena, Portugal é um país lindo demais e os portugueses foram muito simpáticos com a gente! Já queremos voltar e passar mais tempo nas praias, que são incríveis. Eu recomendo muito essa viagem! 🇵🇹 Você pode ver como foi nosso itinerário neste post.

Se você está pensando em viajar, cadastre-se no Airbnb usando meu código de desconto: www.airbnb.com.br/c/anap484 e ganhe 21€ (R$80)!!

E para ajudar na manutenção do El Culinario, você pode usar esse link quando for reservar com o Booking.com. Obrigadinha! 💖

Salvar

Facebook Comments

Ana Poli

From Brazil to the world, living life one bite at a time ;)

6 Comments

• Aproveita e se cadastra no airbnb usando esse link, Débora! Assim se você usar ele um dia, já terá desconto 😉

1. Portugal é linda mesmo! E como você mesma disse, se tivesse antecipado os alugueis e reservas teriam gasto bem menos… rsrs Mas nem sempre dá pra fazer isso, né? rsrsrs
    Mas o importante é que vocês puderam passear pelo país e tiraram fotos maravilhosas, fora as comidas e outras memórias que vão acompanhar vocês para sempre! =)
    Um dia ainda consigo sair do pais e rodar pelo mundo!
    Bjks!

Mundinho da Hanna

• Pois é Hanna, apesar disso, nao me arrependo de nada dessa viagem, por que foi tudo bom demais! Espero que você consiga começar sua volta ao mundo em breve! 🙂 beijos!

2. Eu sou de Portugal e acho que viajar aqui é bem barato, por vezes acho caro ir para a outra ponta do país mas a verdade é que comparado com outros países até não é muito. Gostei muito do post! Boa sorte com o blog

• Oi Fátii! Seu país é muito lindo, eu adorei! E realmente é bem mais em conta que outros países da Europa. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *