Passagem de avião barata + dicas de onde e como comprar

Eu sei que esse blog é sobre gastronomia e tudo relacionado à comida em geral, mas ultimamente eu tenho me sentido na obrigação moral de compartir esse tipo de post. Falando com amigas/familiares sobre minhas próximas viagens programadas para esse ano eu sempre escuto frases do tipo: “como assim você achou uma passagem tão barata?” Bom, acho que chegou a hora de compartilhar minhas dicas!

1. Programe-se

Onde você quer ir, quando e por quanto tempo? Tenha em mente que nos períodos de férias (julho e agosto, dezembro e janeiro) tudo vai ser mais caro: passagem de avião, hotéis… se possível, programe-se para ir um pouco antes ou depois das temporadas altas, por exemplo no fim de junho ou no começo de setembro. O meu conselho é programar sua viagem meses antes, assim a probabilidade de encontrar passagens com preço bom são ainda maiores. De 4 a 6 meses antes é um bom período para encontrar as passagens sem pressa e ter mais chances de pagar o melhor preço!

Outro ponto a considerar: quanto mais conexões e tempo de espera seus vôos tiverem, mais barata será a passagem. Numa viagem internacional, por exemplo, eu já cheguei a gastar mais de 30 horas para chegar do ponto A ao ponto B. Mas acredite – a diferença de preço vale a pena e você pode aproveitar seu tempo até para visitar a cidade de conexão que você está esperando seu vôo, ou até mesmo aproveitar para descansar entre um vôo longo e outro. Se for fazer isso, considere todo esse tempo quando programar sua viagem, assim você já sabe quantos dias vai precisar para viajar (e aproveitar).

2. Procure suas passagens nos lugares certos

E tenha paciência – encontrou um preço que cabe no seu bolso? Continue procurando que talvez você possa encontrar algo melhor ainda. Geralmente eu demoro de uma semana para fazer minha decisão final e, se eu achar que ainda não está bom, paro de olhar por uns dias e espero. Geralmente sempre aparece um preço um pouco melhor, ou a melhor opção entre preço e datas de viagem.

Outra dica importante: apague seu histórico do navegador e cookies todos os dias depois de fazer essas pesquisas, ou use a navegação privada. Esses sites recolhem informações e “sabem” que você está procurando passagens, então os preços aumentam automaticamente.

Eu uso os sites Kiwi.com, Skiplagged.com e Google Flights. O Kiwi.com se tornou o meu favorito porque é o mais simples de usar e o mais eficiente. Ele encontra todos os vôos e combinações de vôos possíveis que você pode fazer, facilitando muito a busca. A diferença é que ele combina diferentes companhia aéreas para fazer escalas e conexões, mesmo que elas não tenham alianças entre si.

O Skiplagged.com faz mais ou menos a mesma coisa, a diferença é que ele encontra o seu destino final em vôos de conexão. É difícil de explicar, mas vou tentar: Eu precisava encontrar um vôo da cidade A para a cidade B, mas todos eram caríssimos. Então fui para o Skiplagged e ele encontrou para mim um vôo da cidade A para a cidade C, com conexão na cidade B que era 3 vezes mais barato que um vôo direto – então era só pegar o vôo e ir até a cidade B e não seguir a viagem até a cidade C. Não me perguntem porque uma passagem dessas era tão mais barata, mas isso é real! Totalmente sem sentido mas definitivamente uma ótima opção que você não pode desconsiderar.

O Google Flights faz mais ou menos a mesma coisa que o Kiwi.com, mas acho uma plataforma um pouco mais complicada de usar. Mesmo assim, sempre procuro nos dois para ter certeza que cobri todas minhas opções. Você também pode procurar em sites como Expedia e Decolar.com, mas eu sempre encontrei melhores preços na outras opções.

3. Compre sua passagem

Encontrou as passagens dos seus sonhos e decidiu compra-las? Vá direto ao site das companhias aéreas das suas passagens e compre diretamente com eles.

Com a exceção de uma vez que comprei passagens de avião pelo Decolar.com, eu nunca comprei de sites como o Kiwi ou Skiplagged. Acho muito melhor ter contato direto com a companhia aérea do que correr o risco de alguma coisa acontecer (nunca se sabe) e ter que lidar primeiro com uma companhia e depois com outra. Então, para evitar dor de cabeça e para ter certeza que esses vôos existem e vão funcionar, o melhor é ir direto para o site ou os sites das companhias aéreas e comprar lá.

Outro ponto a considerar antes de passar o cartão de crédito: minhas conexões vão funcionar? Se você pegou dois vôos ou mais, é importante considerar um tempo entre eles que seja suficiente para descer do avião, pegar as malas, passar na imigração… eu aconselho uma diferença de tempo entre os vôos de pelo menos 3 a 4 horas.

4. Faça as malas!

Pronto! Agora que você encontrou a passagem de avião perfeita, aproveite! Tenho certeza que com essas dicas você vai economizar – e muito – no orçamento da sua viagem. E se tiver alguma pergunta/dúvida, estou disponível para responder qualquer comentário aqui no post.

E não se esqueça de dar like na página do El Culinario no Facebook ou me seguir no Instagram para ficar sabendo de novos posts do blog e meus próximos destinos! Até a próxima! <3

 

Ana

 

Salvar

Salvar

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

21 Comments

  1. QUE POST MAIS MARAVILHOSO, FRO!!! Eu não conhecia esses sites que vc falou e achei as dicas muito, muito legais! Que bom que vc compartilhou com a gente! Mil beijos e saudades!!

    • Obrigada ponyzinha!! Que bom que eu ajudei de alguma forma!! Logo logo a gente se vê de novo <3 beijos!

  2. Essas dicas são essenciais para fazer uma ótima viagem, afinal, quem não quer economizar não é mesmo? Principalmente na passagem aérea que costuma ser tão cara.. Adorei as sugestões de sites, ainda não conhecia nenhum deles, mas vou utilizá-los para as minhas futuras viagens!
    Um beijo, adorei o post <3

    • Oi Luana, que bom que minhas dicas te ajudaram de alguma maneira! Guarda aí nos favoritos que com certeza vao te ajudar muito quanto você precisar 😉 Beijo!

  3. Adorei as dicas, o post ficou otimo! Realmente acho que se programar e pesquisar tudo com antecedência ajuda bastante 🙂

  4. Cara, que dicas boas. Eu não conhecia o Kiwi e esse outro site, sempre usava o Google, e os mais batidões, como Kayak e Skyscanner. Sempre bom ter mais opções, né? E sim, eu to num momento que não tenho como escolher conforto, é preço mesmo. Então já fiz viagem de 35 horas,MAS, por um precinho bacaninha hahaha.. haja canseira!

    • Que bom que meu post te ajudou te alguma forma! Pois é, eu também nao estou colocando conforto em primeiro lugar nao 😀

  5. Sempre tive dificuldade para achar os sites com as passagens mais baratas. As indicações de site são ótimas!

    Fugir das altas temporadas é o que rola!
    Adorei as dicas, o texto ficou ótimo!

  6. Sempre bom ler esses posts, pq por mais que a gente saiba alguns paranaues pra comprar passagem barata, tem sempre uma dica nova legal, esses sites que você mencionou eu não conhecia, vou já ficar de olho neles também 🙂

    • Né? Eu também sempre clico em todo post com dicas, mesmo que eu já saiba de um monte! A internet é um lugar de infinitas possibilidades hahah! Beijos e volte sempre 🙂

  7. Programar é sempre a melhor maneira, sempre tento comprar voos com antecedência e de preferência com stopover assim conheço outro destino! Ano passado na minha viagem pela Escandinávia, tive um problema com o kiwi.com que até irei relatar no blog mas adiante, mas felizmente consegui resolver e eles me reembolsaram rapidamente!

    • Bom saber, Flávia! Eu evito comprar do kiwi e vou direto no site das companhias aéreas para encontrar os mesmos voos, assim evito menos problemas! Mas quero ler o que aconteceu contigo também!

  8. Estou catando passagens atualmente e achei muito boas as dicas <3 Não conhecia esses sites, estou só pesquisando pelo Google Flights e CVC, Decolar. Outra coisa que estou fazendo é acompanhar sites como Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis e fico de olho em uma promoção!

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

  9. Suas dicas são ótimas, dicas pra economizar em passagem é sempre bem vinda.

  10. Vale super pegar um tempo de conexão longo para poder explorar a cidade. “Conheci” Lisboa assim. Usei as aspas porque bem, não dá para ver tudo em algumas horas, mas com certeza dá para ter uma boa ideia. Também uso sites comparativos, porém compro direto com a cia aérea. Sei lá, né… kkk

    Beijo,
    Ju

  11. Ana, boas dicas! Não conhecida o Skiplagged.com e fiquei com uma dúvida quanto a esse truque: caiu a regra de que se você não completa todos os trechos da viagem perde o voo de volta? Voce não teve problema com isso ? porque se não tiver é mesmo uma boa, hein!

    • Marcia, não estava sabendo disso! Acabei não comprando pelo skiplagged, mas quase! Onde você viu essa informação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *