Pão sem glúten

Ultimamente tenho entrado em uma onda muito natureba à qual dedico quase 100% das minhas refeições. Suco verde, muitas frutas, legumes e vegetais, pouca carne e pouco pão. Quem tem problemas digestivos como eu deve saber que o glúten é o grande inimigo da digestão, pelo menos eu me sinto muito inchada e estranha quando como muito pão ou realmente qualquer alimento que contenha farinhas refinadas, principalmente brancas (como a farinha de trigo).

Essa receita é ótima para quem não quer deixar o conforto de um pão com manteiga e mesmo assim não se sentir como… um pão! 😀 Além disso é perfeita para os intolerantes ao glúten porque é super fácil de fazer, todos os ingredientes são fáceis de encontrar e prometo que não faz muita sujeira.

Você vai precisar de duas formas de pao (médias ou uma grande). Pode ser aquelas de alumínio descartáveis que vendem em qualquer supermercado.

O primeiro passo é fazer um mix de 4 diferentes farinhas, é o que vai substituir a farinha de trigo. A receita do mix que vou passar aqui é o suficiente para fazer uma receita de pão.

IMG_4758

Mix de farinha sem glúten

Ingredientes
  • 1 1/3 de xícara de farinha de arroz integral (nao precisa ser necessariamente integral, pode ser branca também)
  • 1 1/3 de xícara de polvilho doce
  • 1 1/3 de xícara de Maizena
  • 1 colher de sopa de fécula de batata

Misture todas as farinhas e reserve. Se quiser, também pode fazer mais quantidades e guardar em um recipiente hermético por até 3 meses.

Para preparar o pão

Ingredientes
  • 1 receita de mix de farinhas
  • 2 colheres de chá de sal
  • OPCIONAL: 30g de goma xantana (serve para obter uma massa mais consistente. Mas a receita também funciona sem esse ingrediente).
  • 125 mL de leite (se quiser ir mais natureba ainda, pode ser leite de soja ou de amêndoas. O leite de soja nao é recomendado para quem padece de problemas na tireoide).
  • 4 ovos inteiros
  • 60 g de margarina
  • 15 mL de vinagre de maça
  • 80 mL de mel
  • 11 g de fermento biológico
  • 500 mL de água morna
Preparo

O primeiro passo é hidratar o fermento na água morna. Coloque o fermento em uma xícara e a água morna por cima, deixe repousando até a hora que o utilizamos.

Untar as formas e reservar.

Em uma tigela, misturar o mix de farinhas com o sal. Em outra tigela, adicionar os ovos, margarina, leite e mel. Bater em velocidade baixa por aproximadamente 30 segundos. Adicionar metade dos ingrediente secos e continuar batendo até que tudo esteja homogêneo. Continuar adicionando o restante pouco a pouco.

Com a batedeira em velocidade baixa, adicionar lentamente a água morna com o fermento. Continuar batendo por uns 5 minutos, deixar a massa totalmente lisa e sem pedaços de farinha.

Essa parte é um pouco complicada porque se sua batedeira não for potente o suficiente, pode ser difícil bater a massa, pois fica muito pesada. Se preferir, pode começar a amassar com as mãos, adicionando a água lentamente.

Colocar a massa nas formas (até a metade da forma, pois vai crescer) e com uma colher úmida ou os dedos molhados, alisar a parte de cima da massa.

Deixar descansando por 60 minutos e depois assar em forno pré aquecido a 190ºC, por aproximadamente 40 minutos. A parte de cima vai crescer bastante, quando começar a dourar é porque já está pronto.

Recomendo deixar esfriar totalmente antes de tirar das formas e cortar (difícil, mas necessário! :P)

IMG_4753

Depois de pronto, eu gosto de preparar na torradeira e comer com manteiga ou geléia. Tem um sabor neutro que vai bem com tudo! Se você fizer minha receita, deixe um comentário e me mande uma foto 😉

Um beijo natureba,

Ana

 

 

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura - forçada, diga-se de passagem - de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *