Muffin de mirtilo

Hoje fiquei com uma vontade de fazer algo doce! Então resolvi finalmente abrir um livro novinho só de Muffins que comprei há uns meses. Confesso que não segui muito ao pé da letra (mesmo por que tem umas medidas muito estranhas) e na receita me pedia farinha com levedura adicionada… coisa que provavelmente não existe no México – perguntei no mercado e uma mulher veio brava me falar que não existia isso, que o fermento se coloca separado e bla bla bla… enfim, se você tiver a farinha especial em casa, adicione metade da quantidade de fermento indicada abaixo, ok? =)

Ingredientes

  • 5 1/2 colheres de margarina sem sal
  • 100g de açúcar
  • 1 ovo grande ligeiramente batido
  • 2 colheres de leite
  • 100g de farinha
  • 2 colheres (de chá, rasas) de fermento em pó
  • 75g de mirtilos (blueberrys) ou framboesa, amora (ou qualquer frutinha que você quiser) congelado ou em conserva

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare a forma de muffins com moldes. Na batedeira, misture a margarina com o açúcar até formar uma massa cremosa. Continue batendo e adicione o ovo e o leite. Adicione a farinha e o fermento pouco a pouco, batendo até formar uma massa homogênea. Com cuidado coloque as frutas na massa e distribua nos moldes. Asse de 15 a 20 minutos.

muffin de mirtilo

Cobertura (opcional)

Foi a primeira vez que tentei e saiu boa! Achei várias receitas na internet mas como amo cream cheese… aí está:

  • 190g de cream cheese
  • 125g de margarina sem sal
  • 750g de açúcar de confeiteiro (sim, é muito D: a receita original pedia o dobro disso, e com certeza ficaria mais consistente com mais açúcar, mas achei um absurdo…)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Bater os dois primeiros ingredientes até formarem uma massa cremosa. Adicionar a essência e mistura bem. Colocar o açúcar aos poucos, com a ajuda de um batedor globo (a não ser que você queira uma fina capa de açúcar de confeiteiro em tudo que estiver por perto – foi difícil limpar tudo!)

Colocar em um saco de confeiteiro e… decorar seus muffins!

muffin de mirtilo

Pronto! Lindo, fofo e delicioso 🙂

 

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

0 Comments

  1. Ai que lindo e está com uma cara ótima! Vou tentar fazer aqui em casa com alguma outra cobertura (pq eu não gosto de cream cheese, apesar de ter ficado linda essa), alguma sugestão?
    Beijo nana, quero mais receitas logo 😉 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *