Mousse de chocolate com whisky

Essas duas últimas semanas de julho passei apertado com meus problemas de gastrite, tive até uma infecção alimentar que não foi nada legal e passei muito mal. Duas semanas depois de muitos remédios diferentes e uma dieta bem chata a base de canja, suco de soja e bolacha de água e sal, meu corpo estava precisando, pedindo loucamente por alguma coisa “gostosa”. Passado o desespero, pouco a pouco comecei a incrementar a alimentação com leite, achocolatado, fiz alguns cupcakes… mas acabei pegando um livro na estante e me lembrei dessa receita maravilhosamente fácil e deliciosa de mousse. E dedico a você, que, assim como eu, as vezes tem vontade de comer “alguma coisa gostosa”…

Ingredientes 

  • 3 claras
  • 2 gemas
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • 2 colheres (sopa) de whisky
  • 150g de chocolate amargo
  • 50g de açúcar

Modo de preparo

  1. Bata as claras em neve, agregando o açúcar pouco a pouco. Reserve.
  2. Derrita o chocolate em banho maria com o leite. Retire do banho maria e adicione as gemas e o whisky.
  3. Adicione de forma envolvente e delicadamente as claras. Nessa parte é necessário ter paciência, com uma espátula de silicone faça movimentos de baixo para cima de forma circular. Esse passo é um pouco demorado, mas o resultado vai ser um mousse bem aerado e de consistencia perfeita.
  4. Divida em recipientes individuais se desejar e refrigere por no mínimo 3 horas.

Me perdoem pela foto horrível, mas tive que tirar com o celular!

E é isso! O melhor dessa receita é que você pode usar qualquer tipo de bebida, ou nenhuma, se não quiser. Para a próxima vou tentar com licor de café. Se não quiser o gosto alcóolico, também pode preparar um café solúvel bem concentrado e utilizar da mesma maneira.

Beijos e até a próxima!

Ana 🙂

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *