Molho de tomate

Molho de tomate é aquele tipo de coisa que faz toda a diferença em qualquer receita que o peça. O sabor do tomate é tão forte e presente, que se o seu molho for ruim, toda a comida será.

Pense em todas as vezes que você foi à um restaurante e pediu lasanha, ou spaguetti à bolonhesa, e o sabor do seu prato era simplesmente “nhé”. É por que o molho era horroroso! Provavelmente veio de uma lata. Ou de tomates muito ruins.

Eu acho que quando se tem ingredientes de qualidade, a comida se faz sozinha. E com molho de tomate essa máxima é real. Meu molho veio de tomates orgânicos e recém colhidos. Eu te aconselho a usar o mesmo para ver a diferença que faz!

Você pode usar esse molho na lasanha, macarrão, pizza, parmeggiana… você escolhe! Também pode fazer muitos litros e congelar para usar depois.


Molho de tomate

meu molho de tomate

Ingredientes

5kg de tomate orgánico
100mL de água
1 colher de sopa de açúcar
manjericão (fresco ou seco, à gosto)
salsinha (fresca ou seca, à gosto)
sal e pimenta

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela funda em fogo alto. Corte a ponta de cada tomate e coloque todos eles dentro da panela. Deixe a água ferver por 5 minutos e apague o fogo. Mantenha os tomates no vapor por uns 10 minutos mais e depois retire da panela e deixe esfriar um pouco.

Retire a pele dos tomates e bata tudo no liquidificador. Coloque a polpa de volta na panela (sem água) a fogo baixo. Adicione o açúcar, mexa bem e deixe ferver por alguns minutos. Sazone com sal, pimenta, manjericão e salsinha. Se o sabor ainda estiver muito ácido, adicione mais açúcar.

Deixe seu molho ferver a fogo bem baixinho por pelo menos 30 minutos. Assim ele vai ficar bem cozido e a acidez vai desaparecer. Se você tiver ainda mais tomates, pode deixar no fogo por mais tempo ainda. É incrível como o sabor do tomate muda dependendo do tempo de cocção.


Essa receita rende para mais ou menos um litro. Essa semana sai outra receita aqui no blog onde vamos usar esse mesmo molho, 🙊 então podem ir preparando o seu! 🙌🏻

 

 

Salvar

Salvar

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *