México: minhas cidades favoritas

Quem me conhece pessoalmente ou já acompanha o blog há um tempo, sabe que eu vivi no México por seis anos, de 2010 a 2016. A mudança para o o México mudou a minha vida em tantas maneiras, que eu nem preciso dizer o quanto aquele país é importante para mim, né? É a minha segunda casa!

Com as notícias de tanta tragédia após os dois terremotos nas últimas semanas, meu coração está apertado e muito triste por estar longe da minha família em um momento delicado, e por saber que não estando lá não há muito que eu possa fazer para ajudar.

É por isso que eu gostaria de retratar mais do México aqui no blog, mostrar para vocês um pouco desse país lindo sob meus olhos. Eu sei que a maioria das notícias e informações que a gente recebe sobre o México estando no exterior são ruins – narcotráfico, assassinatos, feminicídio, insegurança – e sim, apesar de não serem mentira, no México há muita coisa boa também.

Então o post de hoje é uma lista curtinha das minhas cidades preferidas do México, que são especias para mim por algum motivo!

Cidade do México

Palácio de Belas Artes - Cidade do México

Photo by Jezar on Unsplash

Ok, vamos começar pelo óbvio! A Cidade do México é enorme, com pelo menos 9 milhões de habitantes – 21 milhões se contarmos a zona metropolitana. Muito trânsito, poluição, péssima qualidade do ar… e também muita história, cultura, entretenimento. Sério, eu poderia viver minha vida inteira naquela cidade e nunca terminar de conhecê-la.

É a cidade com mais museus do mundo (110 em total) e é super cosmopolita, você pode encontrar todas as culturas do mundo espalhadas pela cidade, desde restaurantes, lojas de comida, até centros culturais e um dos eventos anuais que eu mais gosto: a feira das culturas amigas, que traz stands de nada mais nada menos que uns 100 países com comida tradicional, cultura, arquitetura, educação, etc…

Eu amo que a Cidade do México é tão grande e imponente, e ao mesmo tempo seus bairros e locais históricos são tão aconchegantes e familiares! Por ser tão grande, quem está de visita pela cidade pode ficar um pouco perdido sobre onde ir/o que ver. Eu posso recomendar pegar um passeio com o Turibus – há várias rotas, e você pode escolher dependendo de que lugares históricos quer ver!

San Miguel de Allende

San Miguel de Allende

Foto: AFAR

San Miguel pertence ao estado de Guanajato e está à umas 3 horas de carro da Cidade do México. Em 2008 ganhou da UNESCO o título de Patrimonio Cultural da Humanidade, e nesse ano a revista Travel and Leisure a nomeu como a melhor cidade do mundo.

Gente, precisa falar mais alguma coisa?! Essa cidade é um charme, os edifícios históricos no estilo barroco são lindos demais, se come muito bem e é do tamanho perfeito. Se eu pudesse escolher um lugar para morar no México, com certeza escolheria San Miguel de Allende. ❤️

Oaxaca

Ruas de Oaxaca

Foto: BBC Travel

Oaxaca é a capital do estado de mesmo nome, localizado na região suroeste do país. Eu sempre digo que Oaxaca é o lugar mais mexicano do México, e é muito mesmo: aí convivem mais de 16 grupos étnicos e é o estado mais biodiverso do país. Hoje em Oaxaca há pelo menos 15 grupos indígenas diferentes com culturas próprias.

Eu acho que a cidade de Oaxaca é muito diferente de qualquer outro lugar da república mexicana, e por isso é tão especial. É uma das minhas cidades favoritas exatamente por isso, a cultura, a comida, o povo é diferente. Eu já visitei Oaxaca duas vezes e aproveitei cada segundo, e nas duas viagens fiz coisas completamente distintas pois também há muito que ver lá.

Se o que você quer é uma boa dose de México, vá para Oaxaca! 🌵

Playa del Carmen

Caribe Mexicano

Photo by Gabriel Garcia Marengo on Unsplash

Ok, o nome da cidade na realidade é Solidaridad, no estado de Quintana Roo e está localizada bem pertinho de Cancún. Eu morei em Playa del Carmen por 6 semanas durante meu período de estágio da faculdade, e eu amei! A natureza nessa parte do México é íncrivel, as praias e o mar são lindos demais (quem já foi para Cancún sabe do que estou falando…) e além disso, há muitos lugares históricos por perto (ruínas maias) e meus favoritos: os cenotes.

Os cenotes são lagos que se formam com água de rios subterrâneos, e são super limpos de água cristalina e super refrescante. Era tão gostoso dar um mergulho num dia ensolarado e quente do caribe! ❤️

Além disso, Playa del Carmen é uma cidade super gostosa para andar, é bem pequena e tem de tudo. Quem quer ir para Cancún, recomendo mil vezes mais se hospedar em Playa del Carmen!

México lindo e querido!

Centro da Cidade do México

Photo by Jezar on Unsplash

Nos seis anos que estive no México visitei muitas cidades diferentes, claro que não vi de tudo e essa lista é um pequeno compilado dos lugares que eu mais gostei!

Com certeza a cultura, gastronomia e o estilo de vida que eu vivi durante todo esse tempo no México me transformaram e afetaram minha vida para sempre. Eu acredito que a lição mais importante que eu aprendi lá foi como sair da minha zona de conforto e me adaptar, além de treinar a tolerância e aprender como é importante respeitar uma cultura diferente da nossa e absorver o máximo de cada experiência.


Vamos ajudar o povo mexicano?

Após o terremoto do dia 19, muita gente perdeu tudo, suas casas, trabalho, familiares, amigos… o povo mexicano precisa de ajuda para se reconstruir e seguir adelante!

Para os que estamos longe, podemos ajudar com um grãozinho de areia doando para instituições como a Cruz Vermelha ou grupos de resgate como os Topos. É muito fácil doar utilizando o PayPal e com toda a certeza, cada real ajuda!
Se você não puder doar, ajude compartilhando a informação ❤️

 

Clique aqui para doar para a Cruz Roja
Clique aqui para doar aos Topos


E você, quais cidades gostaria de visitar no México? Conta pra mim nos comentários! 🇲🇽

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

4 Comments

  1. Oi, Ana. Oaxaca ganhou minha atenção! Que coisa mais linda, viu? San Miguel de Allende também e a Cidade do México nem se fala. Eu adoro grandes cidades, o que a maioria das pessoas acha muito estranho. Acho que por eu viver numa região litorânea tão bonita do nordeste do Brasil, prefiro ir atrás de coisas mais diferentes do que tô acostumada. Qual época do ano você recomenda para visitar o país? Sobre a situação do México agora, muito triste mesmo. Conheço algumas pessoas de lá e parece que tô vivendo o caos junto deles, mesmo de longe. Que legal a sua iniciativa de escrever sobre isso. E deve ter sido incrível poder ter vivido em lugares tão diferentes, sua trajetória é uma inspiração. <3 Beijo grande.

    • Oi, Lisete! Eu também gosto de cidades grandes, acho a energia incrível e é muito interessante ver como a cidade se move e o encontro de tantas culturas e pessoas diferentes em um lugar só! Para visitar o México, acho que a melhor época é no fim do inverno/começo da primavera (de lá), porque no verao/outono chove muito, e fica difícil se locomover. Um beijao!

  2. De partir o coração mesmo esses desastres no Mexico :'(
    E que coincidencia ver esse post agora, antes de ontem encontrei uma amiga super querida do Mexico que veio pra cá visitar.. e ela sempre me convida pra ir passar um tempo com ela por lá, ela mora em Cozumel. e vendo esse teu post agora, a vontade de ir só aumenta! Fiquei super curiosa pra conhecer Oaxaca!
    Beijos!

    • Cozumel é linda, Tais! E com certeza você iria gostar de Oaxaca. Espero que você possa visitar em breve!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *