Mingau de aveia com cacau, banana e avelãs

Sábado de manhã, chuvinha batendo na janela, um vento horrível fazendo assobiar todas as janelas do apartamento – uma típica manhã estoniana. Essa semana já tivemos sol o dia todo, 8 graus positivos, 3 graus negativos, neve o dia todo e agora o que parece ser chuva o dia todo. Não é a toa que cada vez que alguém descobre que sou brasileira a pergunta imediata é: o que você está fazendo nesse clima horroroso daqui?! 😂

Hoje acordei tarde e com o estômago roncando. Típico. Comecei a pensar em todas as minhas opções para o café da manhã: não posso usar aqueles dois ovos porque quero fazer um bolo, então minhas opções eram pão com geléia e chá, cenouras e chá, ou só chá mesmo! 😂 Até que lembrei daquele pacotão de aveia no armário e pensei… porque não?

Aqui na Estônia o café da manhã mais tradicional é o mingau de aveia. Com leite, sal, açúcar, coberto com manteiga ou colheradas generosas de geléia. Pode ser só aveia, com sementes, ou mingau de arroz. No restaurante onde trabalho os clientes gostam do mingau preparado com creme de leite.

Mas como eu sou eu e não me conformo com o básico de cada dia, e além disso não posso tomar leite, acordei inspirada e inventei esse mingauzinho saudável e bem saboroso para encher minha barriga até a hora do almoço.

Mingau de aveia com cacau, banana e avelãs

Ingredientes

1 xícara de água
3/4 xícara de aveia
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de mel de abelha
1 banana
Avelãs
Canela

Preparo

Coloque a água para ferver em uma panela. Quando estiver fervendo, baixe o fogo e coloque a aveia. Siga as instruções do pacote da aveia para o tempo de preparo (a que eu tenho em casa é em flocos quebrados que cozinham mais rápido, em 4 minutos, mas outros tipos podem demorar até 10 minutos, então você tem que ir experimentando e colocando mais água). Adicione uma pitada de sal e o cacau em pó. Mexa bem até dissolver e adicione o mel.

O segredo para o mingau não grudar todo na panela e não ficar grumento é estar movendo sempre com uma colher de pau.

Quando estiver pronto, coloque em uma tigela e cubra com banana, avelãs e canela em pó.


Por quê é saudável?

Agora, vocês devem estar se perguntado: por que eu falei que esse mingau é saudável? Ultimamente estou numa jornada de comer melhor, adicionar e excluir certos alimentos da minha dieta (em breve escreverei sobre isso) então acho importante saber o por quê de comer alguns alimentos, por quê eles fazem bem para a gente (ou não).

A aveia é um alimento rico em fibras e minerais, e também é conhecida por sua capacidade de ajudar a baixar os níveis de colesterol. Além disso, é rica em antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças cardíacas. O cacau em pó tem benefícios parecidos: é baixo em gordura, rico em minerais e antioxidantes e também ajuda a controlar o colesterol. O mel é um ótimo substituto do açúcar refinado. É cheio de vitaminas e minerais e ainda tem propriedades antissépticos e antibacteriais.

As avelãs, além de aportarem uma super quantidade de energia ao nosso corpo, surpresa: também são ótima fonte de gorduras insaturadas, que são benéficas para o funcionamento saudável do coração. Além disso são ricas em vitaminas do complexo B e auxiliam na digestão. Acho que a banana nem precisamos relembrar, né? Rica em vitaminas e minerais, principalmente o potássio. Auxilia na digestão e evita cãibras.

Uma colher de sopa de canela aporta 78mg de cálcio (aproximadamente 10% da IDR), é um digestivo natural, anti inflmatório e também auxilia no bom funcionamento do nosso coração. Todos esses alimentos contém propriedades super importantes para o nosso organismo, que as vezes não conhecemos e acabamos deixando de fora da nossa rotina. Ultimamente tenho aprendido uma coisa: uma dieta variada é a chave para uma dieta balanceada.


O quê vocês comem no café da manhã? Deixa nos comentários pra mim! E se você gostou desse post, não esqueça de me seguir no Facebook!

 

Beijo e até a próxima 😌

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Facebook Comments

Ana Poli

From Brazil to the world, living life one bite at a time ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *