Mingau de aveia com chia, banana e manteiga de amendoim

Eu preciso confessar que, depois de um ano e três meses fazendo mingau 5 dias por semana no trabalho, a vontade de comer o mesmo no fim de semana é quase zero – com exceção desses dias nos quais estou inspirada para dar uma incrementada no mingau comum de aveia (ou pode ser quando não há outra opção para o café da manhã, mesmo).

Aveia, banana e manteiga de amendoim são ingredientes que eu sempre tenho em casa, pela praticidade e o sabor dos mesmos (sou viciada em manteiga de amendoim, me julguem). Além de que banana e manteiga de amendoim fazem a combinação perfeita!

Eu já contei nesse post com outra receita de mingau por quê essa opção de café da manhã é tão saudável, então corre lá ler rapidinho e volte para pegar essa receita também, que está deliciosa!

mingau de aveia chia banana amendoim

Mingau de aveia com chia, banana e manteiga de amendoim

Ingredientes

1 xícara de aveia instantânea
2 xícaras de água ou leite
2 bananas
1 colher de sopa de semente de chia
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
mel ou açúcar a gosto para adoçar

 Modo de preparo

  1. Em uma panela, coloque a aveia, a água (ou leite), uma banana cortada em rodelas, as sementes de chia e o mel (eu usei 2 colheres de sopa de mel pois fiz com água, mas se você usar leite não vai precisar de tanto). Acenda o fogo médio e comece a cozinhar, sem deixar de mexer com uma colher de pau ou espátula.

  2. A aveia instantânea fica pronta mais rapidamente (cerca de 4 minutos), mas se estiver utilizando a aveia integral pode demorar um pouco mais (cerca de 8 minutos). Se for o caso, utilize uma xícara a mais de líquido.

  3. Quando o mingau estiver pronto, desligue o fogo e adicione a manteiga de amendoim.

  4. Sirva o mingau e decore com mais banana e manteiga de amendoim! Eu coloquei um pouco de semente de linhaça no meu também.

     

mingau de aveia chia banana amendoim

Hoje o dia amanheceu bonito aqui em Tallinn, bem claro e com neve lá fora. A luz estava perfeita para a sessão de fotos do meu mingau, haha! Também estou apaixonada nessa toalhinha de mesa que comprei em Estocolmo – você já viu o post de como foi minha viagem para lá?

mingau de aveia chia banana amendoim

E você, o que gosta de comer no seu café da manhã? Conta pra mim!

 

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura - forçada, diga-se de passagem - de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

3 Comments

  1. Ahh isso deve ficar uma delicia!! Não é hora do café da manhã, mas fiquei salivando pra comer isso agora haha
    vou comprar os ingredientes e tentar fazer aqui tb 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *