Meu caderno de receitas | Moleskine Passion Journal

Eu sempre fui a louca dos caderninhos. Eu tenho caderno para tudo: receitas, para aprender idiomas, como cuidar de cada planta que eu tenho em casa, para aprender fotografia, diário, agenda, enfim, TUDO! Eu amo fazer anotações e para mim não há melhor maneira de aprender algo do que escrevendo tudo sobre o assunto.

Na época da faculdade nós éramos encorajados a anotar tudo o que aprendíamos durante as aulas práticas na cozinha, e como vocês podem imaginar eu era uma dessas pessoas que anotava tudo mesmo. Acho que muita coisa básica e técnicas que lembro até hoje são devido a essas anotações, e a verdade é que me elas ajudaram e ainda ajudam muito dentro da cozinha.

Quando vim para a Estônia eu trouxe alguns dos meus caderninhos de anotações mais importantes, e quando comecei a trabalhar no meu emprego atual (em outubro de 2016!) comprei um Moleskine especial para receitas. Quem conhece a marca sabe que os cadernos lindos! Mas a edição especial “Passion journals” (algo como diário de paixões) ganhou meu coração! É uma série de cadernos temáticos, por exemplo, há para receitas, viagens, livros, jardinagem…

Meu Moleskine por dentro

Esse caderno de receitas ganhou meu coração por que ele é muito organizado e bem dividido. Logo no começo há um calendário sazonal de alimentos, uma lista grande de alimentos e o conteúdo nutricional de cada e várias tabelas de medidas e conversões.

As páginas de receitas são divididas por categorias, sendo que cabem umas vinte receitas cada. No final tem muito mais páginas com divisões menores para anotações. O caderno também vem com adesivos para você personalizar as páginas em branco e fazer novas categorias.

Cada página de receita tem vários quadros de informações para preencher

No final há um índice com cada número de página, para você escrever o nome da receita de cada uma.

O que eu mais amo nesse caderno é que ele é super organizado e eu consegui “passar a limpo” anotações de vários outros caderninhos que eu tinha por aí, mas agora dividindo em tipos de receitas, dicas e técnicas culinária, de uma maneira que eu possa encontrar tudo rapidamente caso precise.

Alguns dos adesivos para personalizar o caderno!

Eu acho que esse é um caderno para a vida toda, por isso tenho cuidado anotando apenas receitas que amo e sei que foram 100% testadas por mim, hehe. Na era em que tudo é digital, para mim é importante ter um registro físico das minhas receitas. Eu sei que daqui alguns anos, esse caderno será muito importante para mim (e espero que para minha futura geração, também!).

 

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura - forçada, diga-se de passagem - de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *