Leia antes de assar

Esse post foi baseado nessa matéria http://estadao.br.msn.com/cultura/artigo.aspx?cp-documentid=26024226. Não vou colocar tudo aqui, só quero explicar de uma forma mais simples e que dê menos preguiça de ler 😀

A ideia desse post é dar algumas dicas sobre como fazer um bolo de maneira que ele fique perfeito, não desmorone, não cresça mais do que deveria… enfim, achei muito legal a matéria e vou resumir e explicar de uma forma mais simples, destacando os pontos mais importantes pra uma cocção legal.

Pra começar, devemos sempre seguir exatamente a receita. Cada ingrediente tem uma função importante. É legal conseguir a receita em algum livro, mas em caso de buscar na internet, eu sempre procuro uma que tenha foto e alguns comentários positivos. Também é importante ter todos os ingredientes necessário à mão antes de começar a trabalhar.

Vamos fazer uma lista do que conferir numa receita:
  1. Checar se você tem todos os ingredientes necessário e se não tem nada ‘estranho’ na receita, tipo açúcar de baunilha…
  2. Verificar se a receita pede ovos e margarina a temperatura ambiente – assim os ingredientes se incorporam mais facilmente aos outros, e além disso se a massa está meio fria, atrasa o processo e alguma coisa pode dar errado. Deixar os ovos e a margarina fora da geladeira por 30 minutos antes de começar.
  3. Escolher uma forma do tamanho certo e untar. Pode ser com margarina ou óleo, mas a margarina tem a capacidade de deixar o bolo dourado, o óleo não.
  4. Preaquecer o forno: o forno tem que estar quente para que o fermento e a farinha comecem a reagir com os outros ingredientes, e também para que aprisione o ar. Dependendo da potência do fogão, uns 10 minutos são suficientes… mas eu sempre acendo o forno antes de começar a trabalhar.
  5. Separar todos os utensílios necessários – batedeira, colheres, garfos, espátula…
Já estamos prontos para começar a pôr a mão na massa, literalmente! Próximos passos:
  1. Seguir corretamente a ordem dos ingredientes como estão na receita! Muitas receitas pedem clara em neve: pra fazer, usar uma tigela bem limpa e seca. As claras nao podem ter nem um pouquinho de gema, e tem que tomar cuidado pra não cair nada que contamine, porque pode acontecer de não chegarem a ponto de neve. É muito mais fácil usar uma batedeira, mas se você não tiver, dá pra usar um batedor de arame, fazendo movimentos circulares com o punho (pra não morrer de dor no ombro depois! haahha) Outras pedem pra bater primeiro a margarina e o açúcar. Eu acho mais fácil com um garfo, pra não grudar tudo no batedor e ter que ficar tirando depois. Fica como um creminho com pontinhos de açúcar.
  2. Bater a massa até que esteja homogenea… não mais! Verificar se não tem pelotas, se está tudo misturado bem…
  3. Geralmente o fermento só é adicionado no final. Isso porque ele começa a agir logo que se mistura na massa e se se esperar muito para colocar no forno, podem se formar bolhas de ar. Misturar bem, e minha ‘experiência’ diz que em movimento para um lado só, por ejemplo, movimente circular em sentido horário (hehehe)
  4. Colocar a massa na forma untada e enfarinhada. A farinha é importante para que ajude a soltar bem quando pronto.
  5. Assar com a temperatura indicada na receita. Geralmente é temperatura média, por 25 a 35 minutos.
  6. Pra verificar que o bolo esteja pronto, espetar com um palitinho de madeira no centro. Se sair molhado, deixar um poquinho mais.
  7. Esperar deixar a forma esfriar pra desenformar, para que não grude 😀

Seguindo direitinho a receita, passo a passo, seu bolo tem tudo pra dar certo! Se ainda estiver com alguma dúvida pode perguntar nos comentários.

Espero que tenham gostado! Beijinhos,

Ana.

Facebook Comments

Ana Poli

From Brazil to the world, living life one bite at a time ;)

0 Comments

  1. Olá Ana

    Estou adorando acompanhar o seu blog.
    Você está linda!
    E as reportagens estão muito boa.
    Só falta a tia ter coragem de fazer alguma destas receitas.
    Acho que vou esperar você voltar para cozinhar para gente.
    Beijos.
    Tia Marcia

  2. oiii ana td bem? talvez vc não lembre de mim (etevav).
    Bom … vi o link no seu msn e resolvi dar uma conferida…
    adorei seu blog ache super interativo,pois adoro cozinhar(amadora perto de vc rs)tbm entrarei sempre q possivel para conferiar as novidades =)
    boa sortee continue assim.

    BeIjOo ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *