Lasanha cremosa

lasanha cremosa

Lasanha é minha comida preferida. Para mim simplesmente não existe melhor combinação entre massa, carne e molho do que a da lasanha. E sim, tenho que admitir que como em casa de ferreiro o espeto é de pau, não é sempre que eu boto a mão na massa aqui em casa pra fazer algo mais elaborado.

Mas foi exatamento por isso que eu quis fazer essa lasanha (e também por que tinha acabado de fazer aquele molho de tomate maravilhoso, juro que foi o melhor molho que já fiz na vida) e eu também queria que ela tivesse um plot twist diferenciado.

Nesse caso o diferenciado vem sendo o molho branco, que alguém já deve ter feito alguma vez em alguma lasanha mas como eu não tenho conhecimento, vamos fingir que eu “inventei”. HAHA! Mas juro, estou tão empolgada com essa lasanha que quero que todo mundo faça igual, por que é boa demais.

A ideia para esse molho veio de um dia no trabalho, em que eu fui dada a tarefa de fazer “qualquer molho que tenha queijo” para acompanhar frango assado. As primeiras coisas que vieram na minha cabeça foram a) como assim frango assado se come com molho b) vou ter que me virar – e eis que ficou tão bom que colocar esse molho numa lasanha foi a terceira coisa que veio à minha cabeça. Pois bem, vamos para a receita completa!

Lasanha super cremosa

lasanha cremosa

Ingredientes

1L de molho de tomate
1/2 kg de carne moída de primeira
2 cenouras grandes picadas em cubinhos
1 cebola grande picada em cubinhos
3 dentes de alho amassados
sal, pimenta e manjericão para temperar

1/2L de creme de leite fresco (aquele que fica na geladeira do supermercado, vem em tetrapak)
200g de cream cheese (tipo philadelphia)
200g de queijo mussarela ralado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal

folhas de massa para lasanha
queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 180ºC. Comece refogando a cebola, alho e cenouras em azeite de oliva. Frite a carne e sazone bem com sal, pimenta e manjericão. Adicione o molho de tomate e deixe ferver por mais uns minutos.

Em outra panela, coloque o creme de leite fresco, o cream cheese e o mussarela ralado. Deixe no fogo até que os queijos derretam, sem deixar ferver. Adicione a farinha de trigo e o sal, e deixe engrossar por alguns minutos. Retirar do fogo.

Para montar a lasanha: em um refratário coloque uma camada de carne moída, uma de molho de queijo e uma de massa. Faça três camadas iguais, terminando a última com o molho de queijo. Por cima do molho coloque uma camada generosa de queijo parmesão ralado.

Cubra com papel alumínio e leve assar por aproximadamente 40 minutos. Passados vinte minutos, retire o papel alumínio para que o queijo fique bem derretido e levemente crocante.


Dica: se estiver utilizando massa seca, deixe a lasanha montada repousando por uns 30 minutos antes de assar. Assim a massa vai ficar um pouco molhadinha e no ponto certo depois de assada!


lasanha e salada

Eu servi minha lasanha com uma salada fresca, que fica perfeita acompanhando essa massa super cremosa!

Não se esqueça de me marcar usando a #elculinario se fizer minha receita. Ficarei muito feliz em vê-la! 🙌🏻

 

Salvar

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *