Inspiração: cozinha escandinava

Desde que comecei a série de 12 meses de culinária escandinava, outro elemento dessa cultura tem me chamado a atenção: a decoração, principalmente da cozinha. O estilo de design escadinavo nasceu do modernismo, um movimento marcado pela funcionalidade e simplificação das formas, usando principalmente materias naturais (como madeira, couro, mármore, por exemplo).

Os valores do estilo escandinavo são: durabilidade, funcionalidade, confiabilidade e simplicidade; e também procura o prazer e alegria que trazem as formas simples. E é isso que quero para minha cozinha! Ter apenas o necessário, objetos de madeira, e criar um ambiente limpo e calmo ao mesmo tempo.

Foto: My Escandinavian Home

Eu também adoro o estilo rústico, principalmente para mesas e alguns utensílios como tábuas e colheres.

Foto: Pinterest

Outro elemento que amo das cozinhas deste lado do mundo são os fogões elétricos: além de super inteligentes em questões de controle de temperatura, timers, etc, são super fáceis de limpar e as alças das panelas e frigideiras não esquentam! (menos panos pegando fogo por aí! 😅)

Foto: Pinterest

Pias fundas: meu SONHO! Juro, a vida é tão simples com uma pia funda: evita aquela pilha de panelas do lado da sua pia, ocupando todo o espaço do mundo e tirando sua paz. Uma pia funda permite acumular todos os utensílios em um só lugar sem atrapalhar o espaço em volta nem fazer sujeira, e depois é super fácil lavar tudo de uma vez só.

Foto: Pinterest

Para minha cozinha também gostaria de ter um forno elevado. Sabe o corcunda de Notre-Dame? É isso que acontece quando seu forno está perto do chão 😅

Foto: Pinterest

Já falei que eu amo utensílios de madeira? Acho que eles dão um toque natural à qualquer ambiente, e deixam a comida mais gostosa! Aqui na Estônia eles são bem tradicionais e feitos de uma madeira especial e específica.

O que você acha deste estilo de decoração? Faria na sua cozinha? Escreva para mim nos comentários!

 

Salvar

Salvar

Facebook Comments

Ana Poli

From Brazil to the world, living life one bite at a time ;)

7 Comments

  1. Eu adoro o estilo escandinavo e também quero uma cozinha assim ♥
    é tão mais bonito, não fica poluído, cheio de coisas desnecessárias, acho lindo mesmo!
    Adorei as inspirações ♥
    Beeeijos

  2. Seus posts, como sempre, ótimos e uma delícia de ler.
    Acho muito bonito o estilo de vida que se leva nos países escandinavos e adorei ver como são as cozinhas desses países.
    Confesso que nunca parei para pensar em um forno elevado, mas já quero pois amo assar biscoitos e bolos. haha

    Uma coisa que sempre desejei na minha cozinha (ou perto dela) são temperos frescos. Quero ter uma mini hortinha com ervas ♥

    • Temperos frescos 😍 AMO! Já tive por um tempo, tem até post aqui no blog. Mas aqui na estonia pode ser que não “vingue” o ano todo, então não pensei em plantar ainda. Meus favoritos são tomilho e manjericão <3

  3. Eu amei o post e as dicas de decoração, pois também adoro um ambiente mais clean! O branco, com a decoração, as cores, tudo é agradável de olhar e não “briga” com nada, sabe? Perfeito, eu amei!

  4. Coisa mais linda. Eu também me inspiro bastante na decoração escandinava, acho que é muito legal essa preocupação com a qualidade e duração de tudo. Hoje em dia é tudo tão descartável que chega a me assustar, as coisas já são feitas para quebrarem…
    Mas as inspirações que você selecionou são lindas, adorei <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *