Inspiração: cozinha escandinava

Desde que comecei a série de 12 meses de culinária escandinava, outro elemento dessa cultura tem me chamado a atenção: a decoração, principalmente da cozinha. O estilo de design escadinavo nasceu do modernismo, um movimento marcado pela funcionalidade e simplificação das formas, usando principalmente materias naturais (como madeira, couro, mármore, por exemplo).

Os valores do estilo escandinavo são: durabilidade, funcionalidade, confiabilidade e simplicidade; e também procura o prazer e alegria que trazem as formas simples. E é isso que quero para minha cozinha! Ter apenas o necessário, objetos de madeira, e criar um ambiente limpo e calmo ao mesmo tempo.

Foto: My Escandinavian Home

Eu também adoro o estilo rústico, principalmente para mesas e alguns utensílios como tábuas e colheres.

Foto: Pinterest

Outro elemento que amo das cozinhas deste lado do mundo são os fogões elétricos: além de super inteligentes em questões de controle de temperatura, timers, etc, são super fáceis de limpar e as alças das panelas e frigideiras não esquentam! (menos panos pegando fogo por aí! 😅)

Foto: Pinterest

Pias fundas: meu SONHO! Juro, a vida é tão simples com uma pia funda: evita aquela pilha de panelas do lado da sua pia, ocupando todo o espaço do mundo e tirando sua paz. Uma pia funda permite acumular todos os utensílios em um só lugar sem atrapalhar o espaço em volta nem fazer sujeira, e depois é super fácil lavar tudo de uma vez só.

Foto: Pinterest

Para minha cozinha também gostaria de ter um forno elevado. Sabe o corcunda de Notre-Dame? É isso que acontece quando seu forno está perto do chão 😅

Foto: Pinterest

Já falei que eu amo utensílios de madeira? Acho que eles dão um toque natural à qualquer ambiente, e deixam a comida mais gostosa! Aqui na Estônia eles são bem tradicionais e feitos de uma madeira especial e específica.

O que você acha deste estilo de decoração? Faria na sua cozinha? Escreva para mim nos comentários!

 

Salvar

Salvar

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

7 Comments

  1. Eu adoro o estilo escandinavo e também quero uma cozinha assim ♥
    é tão mais bonito, não fica poluído, cheio de coisas desnecessárias, acho lindo mesmo!
    Adorei as inspirações ♥
    Beeeijos

  2. Seus posts, como sempre, ótimos e uma delícia de ler.
    Acho muito bonito o estilo de vida que se leva nos países escandinavos e adorei ver como são as cozinhas desses países.
    Confesso que nunca parei para pensar em um forno elevado, mas já quero pois amo assar biscoitos e bolos. haha

    Uma coisa que sempre desejei na minha cozinha (ou perto dela) são temperos frescos. Quero ter uma mini hortinha com ervas ♥

    • Temperos frescos 😍 AMO! Já tive por um tempo, tem até post aqui no blog. Mas aqui na estonia pode ser que não “vingue” o ano todo, então não pensei em plantar ainda. Meus favoritos são tomilho e manjericão <3

  3. Eu amei o post e as dicas de decoração, pois também adoro um ambiente mais clean! O branco, com a decoração, as cores, tudo é agradável de olhar e não “briga” com nada, sabe? Perfeito, eu amei!

  4. Coisa mais linda. Eu também me inspiro bastante na decoração escandinava, acho que é muito legal essa preocupação com a qualidade e duração de tudo. Hoje em dia é tudo tão descartável que chega a me assustar, as coisas já são feitas para quebrarem…
    Mas as inspirações que você selecionou são lindas, adorei <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *