Galette de morango e ruibarbo

Eu tenho que confessar: sou bem preguiçosa quando o assunto é cozinhar em casa. Pois bem, eu passo a maior parte dos meus dias dentro de uma cozinha, e quando chego em casa estou cansada e só quero relaxar. Vira e mexe eu invento de fazer alguma coisa e sempre procuro que seja rápido, simples e delicioso, o que acho que já deu para perceber de todas as receitas aqui do blog!

A receita de hoje não poderia ser diferente: desde que descobri as galettes, estou apaixonada por elas! São super versáteis e podem ser, basicamente, como você quiser que ela seja. Doce ou salgada, eu tenho certeza que você também vai se apaixonar. Galette nada mais é que um tipo de torta feita de forma livre, sem uma forma específica. A minha receita é de morangos com ruibarbo, mas se você não encontrar para comprar no Brasil, pode substituir por qualquer outra frutinha ou tentar combinações de frutas diferentes.

Galette de morango e ruibarbo

Ingredientes

Para a massa:
1 xícara de farinha de trigo
75g de manteiga gelada em cubos pequenos
1 pitada de sal
1 ovo

Para o recheio
1 xícara de morango em cubinhos
1/2 xícara de ruibarbo em cubinhos
Açúcar à gosto

1 ovo para pincelar

Preparo

Para preparar a massa é bem simples: junte a farinha com a manteiga com os dedos até obter um tipo de farofa, não deixe grumos muito grandes. Adicione o sal e um ovo e sove até formar uma massa uniforme. Faça uma bolinha e envolva com plástico filme, deixe na geladeira por uns 20 minutos.

Abra a massa em uma mesa enfarinhada com a ajuda de um rolo. Não é necessário que fique muito certinha nem muito redonda. Antes de rechear, transfira a massa para uma assadeira preparada com papel manteiga. Coloque as frutas picadas no centro da massa e polvilhe com açúcar. Na minha coloquei aproximadamente meia xícara, mas se você gostar mais/menos doce, adicione à gosto. Agora, feche as bordas da galette cobrindo um pouco do recheio. Pincele as bordas da massa com um ovo batido e leve ao forno pré aquecido a 180º. A sua galette estará pronta quando as bordas estiverem douradinhas e o recheio bem cozido, com o açúcar derretido.


O ruibarbo adiciona à esta receita um azedinho que eu adoro, para quebrar um pouco o doce do morango+açúcar. Outras frutinhas azedinhas deliciosas também podem ser mirtilos, framboesas e amoras.

Dica: se você estiver se sentindo extra preguiçoso, esse tipo de massa também é vendida na sessão de congelados do supermercado. É só descongelar, abrir a massa e rechear do que você quiser! 😇


Se você fizer minha receita, não se esqueça de me mandar uma foto ou usar a #elculinario. Vou adorar ver sua galette!

Facebook | Instagram

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura - forçada, diga-se de passagem - de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

22 Comments

    • Obrigada, Betânia! Pois é, acho que pode ser um pouco difícil encontrar no Brasil, mas você pode substituir por algo mais comum! Beijos

  1. Amei a receita! Tenho massa congelada em casa e pretendo fazer. Interessante é que é só a fruta de recheio e açúcar. Gostei! Bjs.

  2. Amei a receita! Tenho massa congelada em casa e pretendo fazer. Interessante é que é só a fruta de recheio e açúcar. Gostei! Bjs.

    • Obrigada, Karol! Se fizer me manda uma foto, por favor! Vou adorar ver como ficou a sua (e vou ficar babando também!) Beijos!

  3. De dar água na boca e encher os olhos da gente! Já que a galette parece ser simples e não tem um formato definido, talvez eu tente fazer uma hora dessas, já que eu sou um super desastre na cozinha e algo muito certinho vai além da minha capacidade. hahaha Beijos!

    • Oi Fernanda! Tenta sim, é super fácil e fica mais fácil ainda se você comprar a massa pronta. Nao esquece de me mandar uma foto se você fizer! Beijos

  4. O fato do morango se parecer com uma geleia me desagrada um pouco, apesar de amar morango, não gosto muito da geleia em si rs. Mas a aparência dele tá incrível e parece delicioso. Requer um pouco mais de empenho para fazer, mas ainda assim me agradou ♥ Aliás, o ruibarbo é uma novidade pra mim. Nunca na vida teria escutado falar dele rs.

    • Oi Kelly! Realmente, o morango fica com uma consistência de geleia quando cozido com açúcar. Mas já pensou em um recheio tipo, banana com canela? Fica uma delícia também!

  5. Nossa deve ficar uma delicia.
    Vi uma dessas a primeira vez em um programa de culinária e achei interessante.
    Achei fácil a receita, vou tentar fazer.

    Beijos

  6. Posso nem ver que já dá uma vontade enorme de comerrr. Vou testar aqui em casa e depois te aviso. Obrigada por ensinar uma receita fácil e deliciosa.

  7. Olá parece deliciosa a receitinha que você publicou, e imagino como deve ficar cansada ao chegar em casa e certamente procura fazer outras coisas. Beijos

  8. Meu Deus, que tentação é essa? Amo morango e fiquei com água na boca, o incrível é que a receita parece fácil de executar e a aparência está apetitosa. Com certeza vou testar aqui em casa.
    Abraço

  9. Eu também sou meio preguiçosa na cozinha, mas é compreensível, já que minha comida sempre sai muito ruim. Meu pai, que é cozinheiro, diz que minha comida não ser nem pra despacho, acredita?! Mas, de toda forma, eu anotei a receitinha no meu caderninho de receitas e vou pedir ajuda da minha mãe para tentar fazer um galette 🙂

    • Imagina, Luana! Tudo é uma questão de pratica e todo mundo pode aprender a cozinhar 😉 tenta sim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *