Leia antes de assar

bolo: leia antes de assar

A ideia desse post é separar uma série de dicas super úteis para assar o bolo perfeito. Na hora de preparar uma receita de bolo, geralmente quando é a primeira vez que eu faço, alguma coisa sempre dá errado: o bolo desmorona, não assa no meio, “murcha”… a verdade é que não sou a melhor do mundo assando bolo!

Pra começar, devemos sempre seguir exatamente a receita. Cada ingrediente tem uma função importante. É legal conseguir a receita em algum livro, mas em caso de buscar na internet, eu sempre procuro uma que tenha foto e alguns comentários positivos. Também é importante ter todos os ingredientes necessário à mão antes de começar a trabalhar.

Vamos fazer uma lista do que conferir numa receita:

  1. Checar se você tem todos os ingredientes necessários e se não tem nada ‘estranho’ na receita (que você tenha que fazer antes ou comprar, como por exemplo açúcar de baunilha e buttermilk).
  2. Se a receita pede ovos e manteiga, deixe-os a temperatura ambiente – assim os ingredientes se incorporam mais facilmente aos outros.
  3. Escolher uma forma do tamanho certo e untar. Pode ser com margarina ou óleo, mas a margarina tem a capacidade de deixar o bolo dourado, o óleo não.
  4. Preaquecer o forno: o forno tem que estar quente para que o fermento e a farinha comecem a reagir com os outros ingredientes imediatamente, e também para que aprisione o ar (fazendo o bolo crescer bonito). Dependendo da potência do fogão, uns 10 minutos são suficientes… mas eu sempre acendo o forno antes de começar a trabalhar.
  5. Separar todos os utensílios necessários – batedeira, colheres, garfos, espátula…

Já estamos prontos para começar a pôr a mão na massa, literalmente! Próximos passos:

  1. Seguir corretamente a ordem dos ingredientes como estão na receita! Geralmente os ingredientes são misturados de acordo com a ordem dada na lista de ingredientes – e muitas vezes primeiro se misturam os “molhados” para depois serem adicionados os “secos”.
  2. Bater a massa até que esteja homogenea… não mais! Bater demais pode resultar em uma massa pesada ou coalhada.
  3. Geralmente o fermento só é adicionado no final. Isso porque ele começa a agir logo que se mistura na massa e se esperar muito para colocar no forno, podem se formar bolhas de ar antes de começar a assar (o que não é bom).
  4. Colocar a massa na forma untada e enfarinhada. A farinha é importante para que ajude a soltar bem quando pronto. Se o bolo for de chocolate, “enfarinhe” com cacau em pó! Ele vai ficar mais bonito assim.
  5. Assar com a temperatura indicada na receita, e não abrir o forno nos primeiros 20 minutos. A saída do ar quente do forno pode resultar no “afundamento” do meio do bolo.
  6. Pra verificar que o bolo esteja pronto, espetar com um palitinho de madeira no centro. Se sair molhado, deixar um poquinho mais.
  7. Esperar deixar a forma esfriar pra desenformar, para que seu bolo não grude nem desmorone!

Seguindo direitinho a receita, passo a passo, seu bolo tem tudo pra dar certo! Se ainda estiver com alguma dúvida pode perguntar nos comentários.

Espero que tenham gostado! Beijinhos,

 

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

0 Comments

  1. Olá Ana

    Estou adorando acompanhar o seu blog.
    Você está linda!
    E as reportagens estão muito boa.
    Só falta a tia ter coragem de fazer alguma destas receitas.
    Acho que vou esperar você voltar para cozinhar para gente.
    Beijos.
    Tia Marcia

  2. oiii ana td bem? talvez vc não lembre de mim (etevav).
    Bom … vi o link no seu msn e resolvi dar uma conferida…
    adorei seu blog ache super interativo,pois adoro cozinhar(amadora perto de vc rs)tbm entrarei sempre q possivel para conferiar as novidades =)
    boa sortee continue assim.

    BeIjOo ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *