Favoritos do México – Parte III

Pollo con Mole Poblano

Antes de tudo eu tenho que explicar o que é o “mole”. O término “mole” faz referência a vários pratos da cozinha mexicana. A palavra é de origem náhuatl e vem do término ‘molli’ o ‘mulli’, que faz referência a qualquer tipo de molho/grupo de pratos, mais especificamente àqueles que têm elementos em comum, como o fato de serem a base de carne ou aves, preparados em molhos que podem ser relativamente simples até outros que são bem complexos.

Então, basicamente se disse “mole” quando há um prato de carne ou ave que leva um molho. Existem muitos tipos de moles… “de olla”, “verde”, “amarillo”, “rojo”, “negro”, entre outros. Mas o que roubou meu coração foi o mole poblano. Assim como o chile en nogada, foi “inventado” no estado de Puebla.

O mole poblano consiste em uma mescla de vários ingredientes. E com vários, quero dizer muitos. Eu tenho essa receita numa revista e acabei de contar mais de 30 ingredientes, entre vários tipos de chiles, amendoim, amendoa, tomate, ervas (oregano, tomilho, etc) e chocolate. Sim, chocolate!! Esse é um dos motivos porque eu acho esse prato íncrivel. Tem um sabor “agridoce-picante”, único. Se serve com coxa de frango ou peru e se acompanha com arroz e feijão (algumas vezes).

Outro dia fui num restaurante mexicano nice aqui perto de casa e quando vi pollo con mole poblano no menu quase surtei. Fiquei tão animada que na hora nem passou na minha cabeça que podia ser esses que vendem em ‘pasta’ (só misturar um pouquinho de água e esquentar que tá pronto). Não estava ruim, maaaas… bom mesmo é o ‘de verdade’ 🙂

Enfim, esse prato é íncrivel mesmo! Bem mexicano e uma delícia e com ele termino minha sessão “favoritos do México”, hehe. Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho (bem pouquinho mesmo!) dessa gastronomia muito diferente do que estamos acostumados, mas ao mesmo tempo deliciosa.

Até mais!

Beijos,
Nana

Facebook Comments

Ana Poli

From Brazil to the world, living life one bite at a time ;)

0 Comments

  1. Olá pequena chef (rsrs), tudo bem?
    Me chamo Bruna e estou procurando opções de cursos de gastronomia no méxico para o próximo ano. Graças a Deus encontrei seu blog e agradeceria muito se pudessemos manter contato para algumas dicas e sugestões sobre isso.
    Por favor, me ajuuuda! hehehehe

    Beijos
    Bru

  2. Olá, Chef Ana Poli.
    Alguns amigos meus vão para o México em dezembro e nos interessamos muito por este prato, o Mole!!!
    Você indica algum lugar em especial para provarmos?
    Obrigado!!!

    • Guga, eu não tenho! Nunca fiz e é uma receita enorme com mais de 30 ingredientes e um procedimento que dura um dia todo! Ano que vem vou estudar minha especialidade em comida mexicana e com muito gosto comparto com vocês aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *