Favoritos do México – Parte I

Faz mais de um ano que eu moro no México e percebi que nunca fiz um post sobre comida mexicana… que é muito boa! Esse ano passado foi nomeada como ‘Patrimônio Internacional da Humanidade’. Tá, mas só eles podem aproveitar isso né, porque não vejo como fazer comida mexicana fora do México. Seria mais uma tentativa de comida mexicana… ou coisas comuns que tem em todo lugar né, tipo nachos e tacos, ou comida TEX-MEX (fusão da cozinha texana com mexicana).

Enfim, apesar dos tacos e nachos serem símbolos nacionais, não são minha comida favorita… por que é fast food, né galera. Meus 3 pratos favoritos vão muita além disso. São pratos que levam ingredientes puramente mexicanos (que você não vai encontrar nem conseguir plantar – os chiles, por exemplo – fora daqui).

CHILE EN NOGADA

Esse foi meu ‘primeiro contato’ con a gastronomia mexicana. Eu vi na TV bem antes de vir para o México e foi assim, amor à primeira vista. Lógico que eu nunca tinha comido, mas deu uma vontade…

É um prato típico do estado de Puebla, basicamente preparado com chile poblano recheado de picadinho de carne (de boi ou porco) com frutas, coberto com um molho de nozes, salsinha e granada (romã). Foi criado por umas freiras em homenagem a um militar e bla bla bla… o que importa é que leva as cores da bandeira do México (branco, verde e vermelho) e é uma delícia.

É uma mescla de doce e salgado e leva mais de 35 ingredientes, entre frutas, carne, especiarias, ervas, etc… Tem todo um jeito ‘certo’ de preparar, tem que assar o chile por horas, pra não ficar picante. Foi o que várias mexicanas me disseram quando eu perguntei se deveria ser picante ou não – só que em restaurante é meio difícil encontrar um que não seja picante. Mesmo assim é uma delícia (mesmo não conseguindo terminar de comer…)

Chile en Nogada

O problema é que só se encontra em setembro, época de colheita da romã e do chile e também mês da Independência do México.

Não dá pra explicar bem o sabor… é uma mistura de picante, com salgado e com doce. O molho de nozes é muito bom e as frutas complementam formando um sabor único.

Quem sabe em setembro eu me arrisco e faço! 😛

Em breve publico a continuação, meus outros dois favoritos mexicanos 🙂

Beijo,
Ana

Facebook Comments

Ana Poli

From Brazil to the world, living life one bite at a time ;)

0 Comments

  1. Aninha, me ensina a fazer nachos com ingredientes daqui ? Adoro nachos…faço com Doritos, carne moida e cheddar….mas ainda falta algo…. !!!! Help…..
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *