Dicas não convencionais para sobreviver ao inverno europeu

Eu já compartilhei diversos posts no Facebook sobre o que vestir no inverno rigoroso dos países do norte europeu, por quê como pessoa bem friorenta que sou, sei que é bem difícil para nós brasileiros nos acostumarmos a esse tipo de frio. O inverno no Brasil (ou no México, que sim existe ao contrário do que todo mundo pensa, hehe) nem se compara as temperaturas que chegam a fazer aqui, somadas a humidade do ar e ventos do Pólo Norte.

+ Clique aqui para uma guia completa de como se vestir para o inverno

Por enquanto a temperatura aqui em Tallinn está variando entre -1ºC e +5ºC, com muita chuva, algumas pancadas de neve e de vez em quando ventos muito fortes que podem chegar até os 40km/h. O inverno é uma época popular para o turismo na Europa, pois muita gente quer ver a neve, né? E apesar de ser muito bonito, é bom estar preparado para evitar ficar doente e aproveitar mais a viagem.

Hoje eu quero compartilhar algumas dicas que serviram muito para mim e que eu gostaria que alguém tivesse me avisado antes! Além da dica de ouro de se vestir como cebola, há outras coisinhas que ajudam muito na hora de sobreviver ao frio. Essas dicas também servem para quem acabou de chegar para morar aqui na terrinha do gelo.

Dicas nao convencionais para sobreviver ao inverno europeu

Invista em roupas adequadas e confortáveis

Acho que é a primeira coisa que todo mundo fala: compre roupa térmica e uma boa jaqueta e um par de botas e ficará tudo bem! Mas não é só isso… a roupa térmica deve ser de qualidade muito boa para realmente surtir efeito. Eu tenho calças térmicas de malha que nem se comparam a outra de lã merino, que é considerada a de melhor qualidade. Quando está ventando muito, coloco a de lã por baixo da calça jeans e não passo nem um tiquinho de frio!

Mas é lógico que só fui adquirir a roupa térmica de lã depois de passar muito frio com a de malha. O mesmo com as botas: se eu soubesse a diferença que é ter uma Timberland nos pés do que as botinhas genéricas que eu usei no inverno passado, não teria nem pestanejado na hora de comprar a Timberland: a prova da água, anti fadiga e extremamente confortável.

Enfim, a ideia é que você encontre invista em um produto durável e que realmente te proteja contra o frio, não adianta nada comprar uma jaqueta baratinha e depois sofrer o inverno todo.

Consulte a previsão do tempo antes de sair de casa

Apesar dos graus centígrados parecerem sempre os mesmos, há outros fatores que influenciam muito na sensação térmica. Está ventando muito? Nevando? Chovendo? Eu particularmente sinto muito mais frio quando está ventando! Nesses dias aproveito para colocar um cachecol mais grosso, minha roupa térmica de lã e meias compridas para não “gelar” as pernas.

Se está chovendo, uso minha jaqueta a prova da água que é a melhor opção se você anda muito na rua, já que muitas vezes a chuva vem com bastante vento (assim que o guarda chuva não adianta nada).

Tome menos banhos

Calma, estou falando da quantidade de banhos por dia! Eu sei que brasileiro gosta de tomar banho de manhã e de noite, por questões culturais mas também por causa do clima. Eu já passei dessa fase, e agora só tomo banho a noite! Prometo que sou limpinha, tá?

Aqui na Estônia a água é muito calcária, o que deixa a pele e o cabelo muito secos. Dentro das casas o ambiente é muito seco também por conta do aquecimento, o que contribui ainda mais para a secura da pele! Evitar tomar muitos banhos ajuda a manter a hidratação natural da pele e dos cabelos, além de que com esse frio não é realmente muito necessário tomar uma ducha mais de uma vez por dia.

Meu conselho é: tome banho a noite, assim você também garante que seu cabelo vai estar 100% seco pela manhã. ninguém merece tomar friagem na cabeça, né?

Use e abuse de cremes, óleos e protetor labial

Essa dica complementa a anterior e é muito importante. Eu não tinha o costume de usar hidratante corporal todos os dias, mas depois que chegou o inverno comecei a perceber minha pele super seca e sensível. Para o corpo eu recomendo algum creme com pH neutro (5.5) ou se estiver super ressecada, com ureia 10%. Não se esqueça de hidratar bem o rosto todos os dias, também!

Já para o problema de cabelo/couro cabeludo ressecado, a única maneira de salvar é utilizando um shampoo anti resíduos para limpar os minerais presentes na água e em seguida completar com uma bela hidratação!

O protetor labial para mim é a parte mais importante porque o vento corta muito os lábios, e não há sensação pior! Também evite molhar os lábios, pois a saliva pode congelar e vai queimar sua pele. Juro, sem brincadeira 😟

Retire o casaco ao entrar em ambientes aquecidos

Essa dica é de ouro! Sempre que possível retire gorro, luvas, cachecol, casaco… estar todo “empacotado” num ambiente aquecido vai fazer seu corpo suar e você vai passar mais frio quando tiver que sair na rua novamente.

Carregue um power bank para seu celular na bolsa

A bateria do celular se descarrega mais rapidamente no frio! Principalmente o iPhone, que não sobrevive a temperaturas abaixo de 0º Celsius. Esse aviso vem no manual do iPhone, e se não me engano outras marcas podem durar um pouco mais, mas é melhor não se arriscar… eu já fiquei sem celular duas vezes quando estávamos a -15ºC, eu estava na rua e tudo o que eu queria era pedir um taxi, mas não conseguia por que o telefone desligava o tempo todo. Depois desse dia eu comprei um power bank e não tiro mais da bolsa, além de ter meu celular sempre em um bolso quentinho.

+ Clique aqui para ver dicas de onde encontrar passagens de avião baratas e programar sua viagem

Programe-se

Nao há nada pior do que esperar transporte quando está muito frio e ventando, ou chegar em algum lugar e estar fechado. Por isso eu sempre dou uma olhadinha no Google Maps para ver qual é a rota mais confortável (nem sempre a mais rápida, mas alguma que eu tenha que andar menos) e isso vale muito para quando se está de visita. É melhor se programar do que sair sem rumo e consequentemente passar frio.

Coma mais calorias

Dar ao corpo um pouco mais de calorias ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue altos o suficiente para quando você precisa se proteger do frio. Além disso, se hidratar e manter um balance entre alimentos e água no organismo te ajuda a tolerar o frio mais facilmente.

Conheça seu corpo

Eu tenho muito frio nas pernas! Se não uso calça térmica por baixo do jeans, meu dia já começa horrível e eu passo muito, muito frio. Meus pés também precisam de meias quentinhas e mais grossas. Cada pessoa tem uma parte do corpo mais propensa a sentir frio, então identifique a sua e se vista da maneira que você se sentir mais quentinho e confortável.

Acostume-se!

Como tudo na vida, dá sim para se acostumar ao clima! No inverno passado houve dias em que eu queria chorar de frio, em parte por que eu não estava bem preparada mas também por que não estava acostumada. Digamos que foi minha chance de me acostumar e agora é lógico que sinto frio, mas tolero muito mais. Além disso, quando chega a primavera com seus maravilhas 15 graus positivos, você já pode me ver de camiseta na rua!


Você tem mais alguma dica para sobreviver ao inverno? Deixa nos comentários!

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

One Comment

  1. Dicas de sobrevivência no frio são sempre bem vindas, Ana! Muito legal seu post. Quando enfrentei meus primeiros invernos na Irlanda também apanhei bastante pra aprender a me vestir direito. Sem duvida alguma o esquema de se vestir em camadas é o melhor. E também investir em produtos de qualidade e que realmente funcionam.
    Quando tá chovendo eu nuuuuuunca uso calça jeans, porque demora horrores pra secar.. vejo que ta chovendo nem que for um pouquinho, eu sempre uso legging porque seca bem mais rapido. Faz uma diferença enorme!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *