12 meses de culinária escandinava – JANEIRO

Ano passado eu ganhei um livro de receitas muito interessante sobre a cozinha escandinava: ele é dividido por meses do ano e a cada mês, algumas receitas usando produtos da estação. Começou o ano e pensei: porque não tentar fazer pelo menos uma receita desse livro por mês?

A Escandinávia é uma pequena região habitada por aproximadamente 16 milhões de pessoas, conformando a Dinamarca, Suécia e Noruega, mas também pode abranger a Finlândia, ilhas Faroé e Islândia, porque a cultura de todos esses países é muito parecida e também sua alimentação. E a Estônia, onde moro, por ter sido governada pela Suécia e Dinamarca no passado, ainda mantém muito da cultura e dos pratos tradicionais da Escandinávia.

Por janeiro ser um mês de inverno muito frio, podendo chegar até -15ºC, os pratos são preparados com os alimentos que foram guardados do verão e são geralmente com muito pão de centeio, batatas, fritura… para poder aguentar o frio! O que eu escolhi para preparar esse mês é algo bem simples, mas gostei de usar o linguado e o limão siciliano para temperar!

Linguado frito com batatas e salsinha

 

A preparação é bem simples: cozinhar as batatas em água fervendo, para depois descascá-las e fritar em manteiga – temperando com sal, pimenta e salsinha. Para o peixe, é só empanar em farinha de trigo e fritar na frigideira, com manteiga!

Aqui foi muito fácil encontrar o linguado na seção de congelados do supermercado, mas outros peixes brancos são bem comuns por aqui também.

O limão siciliano adiciona um sabor sensacional ao peixe e as batatas, e para completar também tomamos uma cerveja dinamarquesa Calrsberg.


Enfim, espero que tenham gostado do post e mês que vem tem mais da série, com certeza! Não esqueçam de compartilhar e/ou me deixar um recadinho, que vou adorar ler todos vocês!

 

Beijo,

 

Ana

A

Salvar

Salvar

Facebook Comments

Ana Poli

From Brazil to the world, living life one bite at a time ;)

2 Comments

  1. Ai, fiquei com fome! Tenho peixe aqui em casa, vou fazer desse jeitinho!

    Beijocas e estou com saudades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *