CRUMBLE | Quando a vida te dá muitas maçãs

Quando começa o outono por aqui, a colheita muda e agora é a vez das maçãs. Semana passada as macieiras começaram a dar os primeiros frutos por aqui. As primerais maçãs são metade docinhas e metade azedinhas e bem pequeninas.

O problema é que são muitas delas. Quilos e quilos, a cada fim de semana caixas e mais caixas de maçã são trazidas da casa de campo para a cidade e nós acabamos com muitas delas. E elas são selvagens, sabe? São orgânicas, diferentes, você nunca sabe o sabor de cada maçã. Não é como ir ao mercado e escolher uma gala ou uma red delicious de acordo com o seu gosto – algumas serão docinhas, outras amargas; algumas porosas e outras bem crocantes.

E é aí que entra a minha parte favorita da culinária: como transformar um ingrediente em algo delicioso? Como misturar três coisas diferentes e preparar uma refeição gostosa? Como evitar que quilos e mais quilos de maçã apodreçam e aproveitá-las ao máximo sem desperdiçar nenhuma?

A vida também requer um pouco de culinária as vezes. Qual é a receita para organizar, preparar e transformar o turbilhão de sentimentos, preocupações e compromissos que a vida coloca em cima da mesa pra gente? A vida acontece sem modo de preparo e é a gente que tem que botar a mão na massa e descobrir a melhor maneira de transformá-la.

Eu acredito que o amor é o ingrediente principal de todas as receitas, e acredito que o amor nos leva a preparar as coisas mais incríveis, mesmo que mais simples.


Crumble de maçã

Ingredientes

500g de maçã descascada e cortada em cubos
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de manteiga

80g de manteiga em temperatura ambiente
200g de farinha de trigo
100g de açúcar mascavo

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 200ºC. Em uma frigideira, adicione uma colher de sopa de manteiga e refogue os cubinhos de maçã com o açúcar de confeiteiro e a canela em pó. Refogue até a maçã estar praticamente cozida. Retire do fogo e coloque em uma forma (ou refratário) untada ou preparada com papel para assar. Reserve.

Em uma tigela misture a farinha, manteiga e o açúcar mascavo com suas mãos, amassando até obter uma mistura que lembra areia molhada, com pedacinhos. Esse é o crumble. Coloque esse crumble em cima das maçãs que já estão no refratário, e polvilhe um pouco mais de canela em pó e açúcar por cima.

Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até que o crumble esteja bem douradinho e crocante. Sirva quente com uma bola de sorvete!


Seja o que for, faça com amor!

Beijos,

Facebook Comments

Ana Poli

From Brazil to the world, living life one bite at a time ;)

4 Comments

  1. Tirando a canela que me faz enjoar de morte… Tenho mesmo de tentar fazer esta receita! Sou fã de maçã!
    Uma pergunta: esta receita pode ser feita com qualquer tipo de maça ou fica melhor com algum tipo em especial?

    Beijo *

    • Pode ser feita com qualquer tipo, Patrícia! Coloca um pouco de açúcar de baunilha no lugar da canela então, vai ficar muito bom!

  2. Como eu amor maçãs! Na verdade essa é a minha fruta favorita ♥
    Deve ser interessante não saber se a maçã é doce ou não, crocante ou porosa. Tipo uma caixinha de surpresas haha
    Adorei a receita, parece ser muito gostosa!

    • Eu amo maça também! <3 sim, e algumas sao bem grandonas e outras pequeninas haha. A receita é super fácil, se você fizer me conta! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *