Bolo salgado de salame e queijo

Eu estava com muita vontade de fazer alguma coisinha hoje e que fosse salgado, mas que fosse rápido e fácil o suficiente e que eu tivesse todos os ingredientes em casa, sem precisar sair para o super mercado… O resultado foi esse bolo salgado de salame e queijo! Eu usei a receita base que encontrei nesse livro maravilhoso da foto, que eu ganhei de uma amiga maravilhosa <3

Ele é um bolo porque a massa é fofinha, diferente de uma torta ou pão. Quando estava fazendo a massa achei que seria uma boa combinação colocar um pouco de pimenta calabresa, mas a verdade é que ficou apimentado demais para os paladares sensíveis aqui de casa (incluindo eu!) hehe 😛 Mas também acho que a o sabor apimentado desse bolo e uma cerveja bem gelada seriam a harmonizaçao ideal para uma noite de calor.

IMG_4811

No livro, a receita sugere outro recheio. Mas como eu não tinha todos os ingredientes em casa, decidi colocar algo que eu já sabia que ia bem juntos: salame e queijo. Você pode fazer qualquer recheio, com pistaches, queijo de cabra, cogumelos, outro tipo de carne fria, enfim, o que sua imaginação permitir!

É muito simples de preparar e rápido! Também assa super rápido, 30 minutos no forno é suficiente. Vamos lá?

bolo salgado de salame e queijo

IMG_4815

Ingredientes
  • 250g de farinha de trigo
  • 15g de fermento químico em pó
  • 80g de salame
  • 100g de queijo
  • OPCIONAL: 1 colher de chá de pimenta calabresa
  • 4 ovos
  • 100ml de leite
  • 100ml de azeite de oliva
  • 50g de iogurte natural
  • 1 colher de chá de sal
  • pimenta-do-reino à gosto
Preparo

Primeiro, preaqueça o forno a 180ºC e unte uma forma para bolo inglês (a mesma que usamos para o pão sem glúten).

Em uma tigela, misturar a farinha, o fermento, o salame e o queijo. Como os meus estavam fatiados, eu cortei em laminas de aproximadamente 3 cm cada uma. Nessa etapa você também pode adicionar a pimenta calabresa, se quiser um sabor apimentado. É importante que o recheio esteja bem misturado com a farinha, assim ele não vai”afundar” no bolo tão facilmente.

Na tigela da batedeira, começar a bater os ovos até ficarem esbranquiçados. Atenção: isso pode demorar vários minutos. Você vai saber que está pronto quando dobrarem de volume e tiverem uma cor bastante pálida, quase branca. Sem parar de bater, adicionar o leite, o azeite de oliva, o iogurte, o sal e a pimenta, um de cada vez.

IMG_4801

IMG_4804

Parar de bater e adicionar a primeira mistura, a de farinha com fermento e seu recheio, à massa líquida. Nessa parte é muito importante ir colocando a farinha pouco a pouco aos ovos, e ir misturando com uma espátula de silicone de maneira envolvente. Lembre-se de passar a espátula no fundo da tigela e dos lados, para misturar bem a farinha e não deixar grumos.

IMG_4808

Colocar a massa na forma e alisar a parte de cima com a espátula. Assar por 30 minutos ou até quando se você colocar um palito no bolo, ele sair limpo.

IMG_4812

IMG_4814

E aí, gostou? Se fizer minha receita lembre-se de me mandar um foto, para que eu possa publicar aqui no blog! Aproveita e dá curtir na minha página no Facebook, aqui.

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura - forçada, diga-se de passagem - de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *