Bolo de chocolate e café

Essa semana santa está sendo muito estranha para mim, desde que eu não soube a tempo que ia ter esse fim de semana livre e não pude viajar com a minha família, estou fazendo o que qualquer um faria quando pode ter uma folga de três dias longe de uma cozinha: ficar mais tempo na cozinha! YAY! 😀 Já comprei verdurinhas esquisitas no mercado, cozinhei quinoa, estava pensando em fazer meu próprio germinado maaaas decidi fazer esse bolo de chocolate que faz muito tempo que que vi a receita e ainda não tive a oportunidade.

IMG_5105

Esse poderia ser só mais um bolo de chocolate, mas o que ele tem de especial é: não leva farinha! Nenhum tipo. A massa dele me lembra muito o fondant ou coulant de chocolate, mais conhecidos no Brasil como petit-gateau (que sim leva um pouquinho de farinha), porque é basicamente composto de chocolate, ovos e açúcar. E nesse caso, também café!

Outro detalhe que adorei nesse bolo foi o toque de sal de mar, que quebra um pouco o doce e deixa um sabor muito interessante. Você também pode fazer uma calda de chocolate e café para acompanhar e também colocar uma bola de sorvete em cima.

A calda de chocolate e café é absolutamente maravilhosa! Como é feita praticamente com os mesmos ingredientes, é como se fosse o mesmo bolo, só que líquido! haha 😉 Eu comprei um sorvete de 3 sabores, amêndoa, avelã e chocolate com pedaços de chocolate para acompanhar e ficou simplesmente perfeito.

bolo de chocolate e café sem farinha

Ingredientes para o bolo
  • 180g de chocolate amargo
  • 6 claras
  • 6 gemas
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 colheres de sopa de café solúvel instantâneo
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1/4 de colher de chá de sal de mar
  • 85g de manteiga sem sal
Ingredientes para a calda
  • 85g de chocolate amargo
  • 1/3 de xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 30g de manteiga sem sal
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de café solúvel instantâneo
  • 1/4 de colher de chá de sal de mar
Preparo

IMG_5097

Pré aqueça o forno a 180ºC. Se você tiver uma forma com fundo removível, é o ideal para a receita. Se não, pode acontecer de não ser possível desenformar o bolo depois. Unte a forma e forre o fundo com papel manteiga. Nessa página você pode ver um tutorial de como forrar uma forma redonda de maneira super fácil.

Em uma batedeira, coloque as gemas com a metade do açúcar em velocidade média. Deixe batendo até as gemas dobrarem de tamanho e ficarem completamente brancas. Pode demorar uns 5-7 minutos. Continue batendo e adicione o café, o sal e a essência de baunilha. Enquanto isso, derreta o chocolate com a manteiga. Pode ser em banho maria, mas eu coloquei no micro ondas em potência média por 45 segundos e foi suficiente. Continue batendo e adicione o chocolate derretido. Reserve.

Em uma tigela limpa, você vai levantar as claras com a outra metade do açúcar. Você pode colocar tudo junto, mas eu gosto de subir as claras em neve e depois colocar o açúcar. Vai ficar bem lisinho e um pouco pegajoso.

Agora você vai adicionar as claras à outra parte da receita em 3 partes. Faça movimentos envolventes, lembrando de raspar bem as paredes e o fundo da tigela. Colocar a massa na forma e levar ao forno por 20-30 minutos.

Deixar esfriar um pouco antes de desenformar.

Para a calda, é só levar todos os ingredientes ao fogo até obter uma calda homogênea. Você pode servir essa calda quente – o contraste quente-frio com o sorvete é uma delícia!

IMG_5102

Espero que vocês tenham gostado e ficado com água na boca! Eu já comi dois pedaços 🙂

Lembre-se de compartilhar uma foto comigo se você fizer minha receita. Ficarei muito feliz!

Beijo de chocolate,

Ana

 

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *