9 HORAS EM HELSINKI

Acho que a Finlândia é um país bastante reconhecido e popular internacionalmente (ao contrário da sua vizinha Estônia, por exemplo), e todo mundo sabe dos benefícios que a gente desse país usufrui como a educaçao, ótimas condiçoes de trabalho/salário, qualidade de vida e etc! Este sábado eu fui passear um poquinho por lá e decidi mostrar pra vocês a cidade de Helsinki, capital da Finlândia.

Tallinn e Helsinki estao separadas por apenas 80km de mar, entao é muito fácil chegar lá! Sao aproximadamente 2,5 de navio/balsa. Decidimos ir com o primeiro navio do dia, que chega lá aproximadamente às 10 da manha e voltamos com o último navio, que chega em Tallinn e passa a noite no porto (sao os “cruzeiros de um dia”, muito populares por aqui).

img_0003

A primeira parada foi o Mercado Antigo, ou Vanha Kauppahalli. Tem vários restaurantes e muitos produtos gourmet, locais e importados.

img_0005

Alí pertinho está a Praça do Senado, onde estao localizados os prédios da Universidade de Helsinki, a Catedral de Helsinki e o Palácio do Governo. Eu gosto muito da arquitetura de Helsinki, com seus prédios de tijolinhos! Mas a Catedral é realmente impressionante e fica mais linda ainda combinando com a neve branquinha! Ela foi construída no século IXX e é uma catedral evangélica luterana. Ela destoa muito do estilo arquitetônico da cidade por que em realidade foi construída em tributo ao czar Nicolau I da Rússia, tendo sido conhecida como Igreja de Sao Nicolau até a independencia do país em 1917.

img_0012

interior da catedral

img_0021

museu de história nacional

Logo em seguida andamos mais um pouquinho para chegar ao Museu de História Nacional. O museu está passando por uma fase de renovacao do acervo que vai durar 3 anos, entao os objetos em exposiçao estao bem reduzidos. Mas apesar disso achei incrível conhecer como os nativos viviam até a chegada dos suecos no século XII. Aliás, vocês sabiam que o segundo idioma oficial da Finlândia é o sueco?

img_0023-1

outro mercado

Depois de conhecer um pouquinho da história do país, já era hora de comer! Fomos até esse outro mercado, bastante parecido com o primeiro que visitamos, mas infelizmente aí os restaurantes só ofereciam lanches ou aperitivos que com certeza nao iria matar a fome de duas pessoas passeando a pé por toda a cidade! 😀 No final das contas decidimos ir mais para o centro e comer pizza. Os preços na Finlândia sao altíssimos (dado que os salários também sao), e o preço da comida comparado com a Estônia é duas vezes maior.

img_0029-1

Capela de Kammpi ou capela do silêncio

Depois do almoço fomos andar pelo centro mais um pouquinho e chegamos até a Capela do Silêncio. Super moderna, também evangélica luterana, a capela está bem no centro super movimento e é toda feita de madeira, em uma forma… espiral? Eu simplesmente adorei conhecer esse lugar! Ela é construída de uma maneira em que fica totalmente isolada do barulho da cidade. É realmente cheia de paz e muito aconchegante. Aproveitei para descansar e fazer uma pequena oraçao antes de voltar “ao mundo real”! É incrível como apenas alguns minutos de silêncio podem fazer bem para a alma.

img_0027

interior da capela

img_0034

centro da cidade

Aos sábados e domingos, o comércio fecha as 6 da tarde, alguns estao fechados o domingo todo, e principalmente em feriados. O costume na Finlândia é que ninguém trabalha mais do que deveria, nem mesmo o comércio. Entao como o dia estava acabando para a maioria das pessoas, pegamos um café rapidinho no Starbucks e começamos a caminhar de volta ao porto.

Conclusao: eu nao acho Helsinki uma cidade muito turística, mas adorei ver como ela funciona e comparar com Tallinn! É muito maior e fazia muito tempo que eu nao via ruas tao cheias de gente! Outro problema foi o frio, acho que passear a pé é bem mais gostoso quando faz calor! É bem cansativo andar na neve por tanto tempo (imagina andar numa areia bem fofa de praia, só que o dia todo!) e o frio é bastante congelante 😀

img_0011

Espero que vocês tenham gostado de ver um pouquinho de Helsinki comigo! Se você gostou muito muito, compartilhe ou me deixe um recadinho nos comentários, que eu vou adorar!

Ana 🙂

Facebook Comments

Ana Poli

From Brazil to the world, living life one bite at a time ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *