12 meses de culinária escandinava – OUTUBRO

Outubro chegou… e já terminou! Cá estou eu mais uma vez fazendo as coisas nos 45 minutos do segundo tempo, mas é melhor tarde do que nunca, né? 😉 Esse mês passou voando para mim, foi de trabalho intenso e pouco descanso. O clima também mudou bastante, passamos de um clima ameno para temperaturas abaixo de zero, para neve (que já derreteu) e agora para um clima bem gelado de vento muito cortante.

Os dias também começam a ficar bem curtinhos, amanhecendo ao redor das 8h e escurecendo as 4h30. Esse clima para mim é sinônimo de cansaço e preguiça – extrema, diga-se de passagem – e a receita que eu escolhi para esse mês é um pão doce delicioso que ajuda a aquecer a pança e nossos corações. Por que nesse frio não tem nada mais gostoso que tomar um café com pão doce, né? Eu adoro!

O pão rolo de canela é muito popular por aqui, mas ele é diferente do tipo americano que conhecemos, que é bem molhado e bem doce. Aqui a massa é mais sequinha, e se dá muita ênfase na canela e tem um ingrediente extra: o cardamomo, que dá um sabor muito especial e diferente!. Eu particularmente adoro dos dois jeitos (as vezes fico com vontade de comer um rolo de canela daqueles bem molhadinhos!) e essa versão não deixa nada a desejar!

Rolo de canela

Ingredientes

Massa

50g de fermento biológico fresco
1/2L de leite morno
150g de manteiga (ponto de pomada)
1 ovo batido
850g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de cardamomo moído

Recheio

150g de manteiga (ponto de pomada)
100g de açúcar de confeiteiro
4 colheres de chá de canela em pó

Glacê

1 ovo batido
Açúcar para espolvorear

Modo de preparo

Em uma tigela grande, dissolva o fermento no leite morno. Misture bem com uma colher de pau e deixe descansar por uns 10 minutos. Adicione a manteiga e o ovo e misture novamente. Em outra tigela misture a farinha, sal e cardamomo, e incorpore aos líquidos juntamente com o açúcar e continue misturando até formar uma massa. Passe a massa para uma superfície plana e enfarinhada e amasse por aproximadamente 5 minutos, ou até que ela esteja bem lisinha. Coloque de volta na tigela, cubra com um pano de prato e deixe descansar por 30 minutos.

Prepare o recheio misturando todos os ingredientes. Divida sua massa em duas e abra com um rolo até formar dois rectângulos de aproximadamente 40x30cm. Coloque o recheio por cima de toda a massa, cobrindo bem, e enrole cada rectângulo para formar dois cilindros. Corte fatias de aproximadamente 2,5cm e posicione-as sobre papel manteiga em uma forma, pressionando um pouco para abrir os rolinhos. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 20 minutos.

Pré aqueça o forno a 220º. Pincele os rolos com o glacê e coloque açúcar por cima. Asse por 12 a 15 minutos, ou até eles ficarem bem dourados!

Essa receita rende de 18 a 20 rolos de canela!

rolo de canela

É uma delícia quando ainda estão quentinhos! O que vocês acharam? Rolo de canela é um pão doce reconhecido internacionalmente, não é mesmo?

 

 

 

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

2 Comments

  1. Fiquei aqui salivando!! Esse clima frio pede muito uma comidinha assim pra aquecer a alma.. fiquei com vontade de comer esse pão doce tomando um chá <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *