12 meses de culinária escandinava – MARÇO

Pois é, já estamos em MARÇO! Eu sempre senti que a primeira metade do ano é a que passa mais rápido, e 2017 não está sendo diferente para mim. Já entramos no final de março e com ele a promessa da primavera no hemisfério norte… Só que não: aqui na Estônia a temperatura ainda não está passando dos 3, 4ºC e à noite ainda temos congelantes graus negativos.

Mas enquanto ainda não colocamos os casacos de frio de volta para o armário, dá tempo de aproveitar uma refeição para deixar a pança quentinha e feliz! E é o caso do prato desse mês – é quase um prato de despedida ao inverno, que aos poucos vai se transformando em primavera e trazendo ingredientes mais frescos para a dieta.

Biff Lindström

O Biff Lindström nada mais é um hamburguer combinado com sabores típicos da Escandinávia. Cebolinha, alcaparras e beterraba em conserva fazem parte da preparação. A beterraba é um dos alimentos cultivados nesta parte do mundo, e no verão é consumida em grandes proporções ao lado de cenouras e batatas frescas. No fim do verão, todas as beterrabas que sobram são feitas em conserva e consumidas durante o resto do ano.

Aqui em casa nunca falta: a avó do meu namorado tem uma horta e no fim do verão nos presenteia com conservas de beterraba, pepino, abóbora, ameixa, maça… é assim que antigamente as pessoas sobreviviam aos longos invernos. E eu não posso negar: amo essas conservas! Beterraba é e sempre foi um dos meus legumes favoritos e essa versão é simplesmente uma delícia.

Ingredientes (para 4 porções)

1 cebola branca
2 colheres (de sopa) de alcaparras
2 colheres (sopa) de beterraba em conserva (ver receita abaixo)
2 colheres (sopa) de cebolinha
500g de carne moída (de boi)
4 gemas
1 colher (sopa) de molho worcestershire
sal e pimenta
azeite de oliva para fritar

1kg batata
40g manteiga
azeite de oliva para fritar

300g vagem

Preparo

Para os hambugueres, pique a cebola, alcaparras, beterraba e cebolinha bem fino. Em uma tigela, misture com a carne, gemas, e sazone com o molho worcestershire, sal e pimenta. Divida em 4 e forme primeiro almondegas e depois pressione para formar os hamburgueres.

Para acompanhar, cozinhe as batatas em água fervendo, e depois de frias, corte em cubos e frite na frigideira com azeite de oliva e manteiga. Sazone com sal e pimenta. Cozinhe as vagens no vapor e sazone com uma pitada de sal.

Frite o hamburguer na frigideira com azeite de oliva, aproximadamente 4-5 minutos de cada lado (dependendo da grossura do seu hamburguer.

Conserva de beterraba

1 beterraba média
sal
750mL vinagre de vinho (5 a 21%)
400g açúcar
1 colher (de sopa) de pimenta do reino (inteira)

Descasque a beterraba e cozinhe em água fervendo com sal por aproximadamente 10-15 minutos. Ela não deve estar muito macia. Depois de ferver, corte em cubos médios e deixe esfriar. Enquanto isso, ferva em outra panela o vinagre com o açúcar e a pimenta do reino e mexa até o açúcar dissolver. Tire do fogo e deixe esfriar. Em um pote esterilizado, coloque os cubos de beterraba e a salmoura. Deixe repousar por uma semana antes de usar.


Pronto! Esse prato apesar de simples, é muito saboroso! Eu acho que foi a melhor maneira de se despedir de março (e do inverno) e aproveitar a primavera que está chegando!

Se você fizer o Biff Lindström não esqueça de me marcar nas redes sociais para ver como ficou! Ou usar a #elculinario.

Beijos,

Ana

Salvar

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *