12 meses de culinária escandinava – AGOSTO

Já estamos chegandoao fim de agosto e com ele, o verão aqui por esses lados. O começo do mês foi de muito calor, mas essa semana a temperatura começou a baixar e já estamos enfrentando máximas de 15 graus. Algumas árvores já começam a ficar com folhinhas marrom e logo, logo já teremos o outono!

Mas por enquanto estamos aproveitando os últimos vegetais da época: batata, cenoura, cebola, alho, beterraba. Além disso, beterraba é um dos meus favoritos! Então para a receita especial deste mês, resolvi usá-la em uma sopa bem quentinha para espantar o frio que está fazendo aqui.

A sopa de beterraba é de origem russa, mas como a Estônia (e outros países da região) tem muita influência de lá, esse prato é muito popular por aqui e se chama Borš (se pronuncia borsh). O que eu mais amo dessa sopa é como a beterraba pinta todos os ingredientes de vermelho, e ela fica muito linda e aveludada!

Ingredientes

2 cebolas grandes
3 beterrabas grandes
1 batata
1 cenoura
350ml de caldo de verduras
350ml de água
folhas de louro
sal
azeite de oliva

Modo de preparo

Fatie a cebola bem fininha e os demais ingredientes em cubos. Em uma panela, esquente o azeite de oliva e frite bem a cebola, até ela ficar bem molinha. Adicione a beterraba, batata e cenoura. Continue fritando por mais uns cinco minutos.

Adicione o caldo de verduras e a água. Deixe ferver a fogo médio até cozinhar as verduras. Retire a espuma que se forma no topo com uma espumadeira. Sazone com as folhas de louro e sal a gosto.

Pronto! Sirva quente.


Originalmente essa sopa também pode levar carne, então não tenha medo de adicionar um pouco de carne desfiada!

Eu conversei com a minha avó sobre essa sopa e ela não gostou da ideia de colocar beterraba em uma sopa! Hahaha 😂 mas é uma delícia, e eu tenho certeza que vocês vão adorar! Afinal, o objetivo dessa série de posts é provar pratos diferentes, não é?!

Se você fizer minha receita, não esqueça de me marcar em uma foto usando a hashtag #elculinario! Vou ficar super feliz de saber que você quis experimentar essa deliciosa sopa de beterraba ❤️

Beijos,

Facebook Comments

Ana Poli

Ana nasceu e cresceu em Jundiaí, Sao Paulo, e aos 17 anos embarcou numa aventura – forçada, diga-se de passagem – de mudar-se com a sua família para a Cidade do México. Lá se formou em Gastronomia, e aprendeu que o mundo é grande demais para passar desapercebido. Hoje em dia vive na Estônia, trabalha como cozinheira e adora viajar, comer, e contar tudo no seu blog elculinario.org.

2 Comments

  1. Ana, amei demais essa sua receita! Fiquei salivando aqui pra provar.. uma boa pedida pra começo de outubro. Vou tentar fazer e te falo no que deu! 🙂
    beijos :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *